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Como alavancar os ganhos de sua pequena empresa!

O processo de crescimento do faturamento de uma pequena empresa pode ser muito árduo. Confira 4 dicas que irão ajudar a melhorar o seu desempenho!

Como alavancar os ganhos de sua pequena empresa!
Como alavancar os ganhos de sua pequena empresa!

Em meio à crise financeira, endividamento de grande parte da população e dificuldades de retomada econômica pós-pandemia, uma das categorias que mais têm sofrido é a de empreendedores, principalmente os que possuem pequenas empresas. São inúmeros gastos que atormentam a rotina dos pequenos empresários: impostos, salários, gastos com publicidade, reformas em seus estabelecimentos etc. 

Ao iniciar um negócio, até começar a lucrar efetivamente, o empreendedor precisa passar por uma série de obstáculos. Inicialmente, o foco costuma ser pagar os investimentos que foram feitos para abrir a empresa, ou seja, quitar um possível empréstimo, as matérias-primas, fornecedores, entre outros. Além disso, o empresário se preocupa em conquistar rapidamente uma base de clientes que possam ser fidelizados, para evitar perdê-los no meio do caminho.

Entretanto, essa fase em que não existe lucro não pode durar por muito tempo. O empreendedor precisa ter um retorno para que possa expandir seu negócio, abrindo novas unidades, lançando novos produtos e contratando mais funcionários. E sim, essa fase é muito difícil. Infelizmente, o Brasil não tem um histórico de sucesso quando falamos sobre pequenas empresas. De acordo com pesquisa feita pelo IBGE, 48% das empresas brasileiras vão a falência em até 3 anos.

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que irão ajudar sua pequena ou média empresa a melhorar seus ganhos através de novas práticas e muita colaboração da sua equipe. Dê uma olhada!

1 – Crie estratégias de fidelização

Sabe quando vamos em uma hamburgueria e após o lanche, recebemos uma cartela que nos dá direito a uma refeição grátis depois de termos consumido nesse estabelecimento um determinado número de vezes? Pois é, essa é uma estratégia clássica de fidelização. O dono do negócio sabe que informar ao cliente que ele conquistará um prêmio futuramente, irá influenciá-lo a dar preferência pelo seu estabelecimento nas próximas vezes em que quiser comer.

Sua pequena ou média empresa precisa reter antigos clientes e desenvolver um relacionamento de confiança com eles. Como você deve imaginar, fazer uma venda para um consumidor fiel é muito mais barato do que trazer novos clientes. Além disso, esse cliente que conhece seu trabalho e acredita em sua qualidade, pode trazer novos consumidores para você espontaneamente. O clássico marketing boca-a-boca ainda é uma das principais maneiras de conquistar novos públicos. Este processo de fidelização pode ser feito através de cupons de descontos, frete grátis, comunicações por meio de e-mail marketing etc. Oferecer um tratamento especial ao cliente que visita seu negócio com maior frequência irá mostrar para ele que existe uma real preocupação em agradá-lo, além de um sentimento profundo de gratidão.

2 – Saiba precificar seus produtos e/ou serviços

Um dos principais erros que um empreendedor pode cometer é em relação aos preços dos produtos ou serviços da sua empresa. Definitivamente não é possível ter lucro se você não tem certeza sobre o quanto deve cobrar. Todos nós sabemos que o cliente sempre procura pelos preços mais baratos e que um produto que seja oferecido por um baixo valor tem mais facilidade para ser vendido. Entretanto, reduzir o preço de um item apenas pensando em agradar o cliente pode ser a receita perfeita para destruir o faturamento do seu negócio.

Para precificar um serviço ou produto, é preciso sempre ter em mente o seu custo de produção. O conhecimento desse valor só pode ser descoberto quando somamos todos os gastos necessários para que o item a ser oferecido esteja pronto. No caso de um sanduíche por exemplo, o custo de produção leva em consideração o preço de todos os seus ingredientes, a mão de obra, o gás de cozinha utilizado em seu preparo, embalagem etc.

Somada ao custo de produção, vem finalmente a margem de contribuição. É ela que irá representar quanto do preço do produto será destinado para cobrir outros custos do empreendimento e ainda gerar lucro. O blog do Banco 24 Horas elaborou um artigo dedicado especialmente para o empreendedor que tem dificuldades na hora de precificar os produtos e/ou serviços de sua empresa. Clique aqui e conheça mais sobre essa importante etapa.

3 – Corte custos desnecessários

Talvez o que tem impedido sua empresa de aumentar seu faturamento não seja necessariamente pouca entrada de recursos, mas sim, uma saída excessiva. Realize uma boa análise de mercado para compreender quanto as empresas do mesmo ramo que a sua gastam em média e para onde destinam a maior parte das suas verbas. 

Organize-se financeiramente para poder observar sua empresa e saber exatamente de onde pode cortar custos sem que suas vendas sejam prejudicadas. Uma boa maneira de começar a reduzir despesas é deixar de atrasar pagamentos, como da fatura de cartão de crédito por exemplo. Isso irá livrar seu negócio de ter de lidar com juros. Diminuição de gastos nas contas de água e energia elétrica também costuma ser bem eficiente, além de demonstrar preocupação com a sustentabilidade.

4 – Invista em tecnologia

A tecnologia tem sido muito útil para reduzir gastos há muito tempo. Hoje, podemos consumir filmes e séries da tela do nosso computador através de plataformas de streaming com pagamento mensal, com a possibilidade de consumo a vontade. Há alguns anos, tínhamos de recorrer a locadoras onde pagávamos por cada DVD, ou seja, tendo de gastar muito mais.

A economia gerada pela tecnologia também pode ser percebida nos negócios: com um sistema de gestão, você pode otimizar processos burocráticos da sua empresa e assim, economizar tempo, que poderá ser utilizado para fins mais lucrativos. Como já diria a clássica frase, “tempo é dinheiro”.

Acompanhar os índices de lucratividade da sua empresa é essencial para saber quais são os próximos passos a serem dados. Para que você possa tomar decisões assertivas, conhecendo os pontos fortes e fracos da sua empresa, evitando falhas e principalmente, sabendo o quanto pode gastar e quanto deseja obter de retorno, é essencial que sua empresa possua um plano de negócios bem definido. Clique aqui e aprenda a elaborar este importante documento de maneira fácil e com a colaboração de toda a sua equipe.

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