As principais tendências do mercado varejista para 2023!
Fique por dentro do que está em alta no setor varejista e como esses tópicos devem impactar a economia no ano que se aproxima.
O setor varejista passou por diversas mudanças bruscas nos últimos anos, algo que podemos notar facilmente em nosso dia a dia, sem precisarmos nos aprofundar em pesquisas e leitura de notícias. As adaptações pelas quais esse setor teve de passar estão expostas em nossa rotina diária, na forma como consumimos e até mesmo comercializamos.
De longe, a maior mudança foi a urgente necessidade de adaptação para vendas online com o começo da pandemia. Por volta dos últimos dias de março de 2020, o corona vírus já estava bem disseminado pelo país e pelo mundo e os governantes tiveram de recorrer a fechamentos temporários de comércios para diminuir as contaminações. Logo, empreendimentos que estavam acostumados a fazer negócios apenas presencialmente precisaram começar a utilizar a Internet para chegar até o cliente. Pequenas lojas de roupas e acessórios que nunca haviam trabalhado com redes sociais passaram a apresentar seus produtos online e mercadinhos de bairro não hesitaram em começar a oferecer a possibilidade de entrega de produtos em domicílio para atender aqueles que não queriam sair de casa.
Outra inovação dos últimos anos que passou a fazer parte da rotina do varejo foi o Pix. A tecnologia que já virou moda e até mesmo uma palavra comum do nosso cotidiano foi anunciada em fevereiro de 2020 e passou a funcionar integralmente em novembro do mesmo ano. Contudo, apesar de ser uma tecnologia disruptiva, ainda não são todos os estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento. Desse modo, o dinheiro físico ainda se faz muito importante para grande partes das pessoas e estabelecimentos do país. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, quase metade da nossa população (44%) afirma que o dinheiro físico é o meio de pagamento mais utilizado em seu dia a dia.
Independentemente do método, fato é que muitos fatores estão diretamente ligados a um elemento da sociedade moderna do qual é impossível fugir: a Internet. Se a pandemia teve algum ponto positivo foi o de acelerar o processo de digitalização dos empreendimentos que ainda não estavam usando os meios online para comercializar. Hoje, o cenário já é bem mais positivo quando analisamos a presença do e-commerce no cenário mercadológico brasileiro. 87% dos pequenos e médios negócios no país já fazem vendas pela Internet de alguma maneira, seja simplesmente por redes sociais como Instagram ou WhatsApp ou até mesmo com sites próprios ou marketplaces.
Mas agora chegou o momento de nos atentarmos para os próximos passos. 2023 já chegou e precisamos conhecer quais as tendências que nos esperam e como o setor varejista deve se adaptar! Separamos alguns tópicos que estão em alta e devem movimentar os meses desse novo ano.
Mais tecnologia (até em lojas físicas)
Engana-se quem acredita que a tecnologia só é necessária no setor varejista quando pensamos em vendas online. Segundo uma pesquisa recente feita pela Opinion Box em parceria com a Dito, 86% dos consumidores estão de acordo com a opinião de que a tecnologia ajuda muito no processo de compra, presencialmente ou pela Internet.
Chatbots, realidade virtual e provadores online são tendências que têm crescido e movimentado o mercado varejista já há algum tempo. A possibilidade de verificar qual o melhor tamanho de vestimenta a se escolher apenas inserindo dados sobre a sua estrutura corporal na loja de vestuário permite compras mais assertivas e, com certeza, maior possibilidade de fidelização de clientes. Respostas instantâneas oferecidas por chats automatizados também atraem consumidores e passam credibilidade para seu negócio.
A adição de elementos tecnológicos em seu estabelecimento físico também é muito bem-vinda. Imagine como será interessante para os clientes poderem ter acesso a um QR Code que conte a história de seu produto para que ele possa ler enquanto ele passeia pelos corredores do seu negócio. Ali, ele poderá verificar também informações sobre ingredientes e dados nutricionais de alimentos antes de optar sobre qual deseja consumir.
Outro ponto importante é a maneira como os consumidores poderão ter acesso a essas informações. Em um mundo onde há cada vez mais a integração entre o físico e digital (a chamada realidade phygital), a necessidade de mídias que realizam essa ponte entre esses dois mundo, como o DOOH (Digital Out-of-home), torna-se cada vez mais necessária. Tanto é que, mesmo em 2021, ano em que a economia ainda sofria muito pelas restrições impostas pelo coronavírus, a mídia OOH/DOOH obteve resultados bem maiores do que outros tipos de mídia, principalmente em regiões metropolitanas. De acordo com um estudo realizado no mesmo ano pelo Cenp-Meios, com 298 agências de publicidade de todo o país, foi revelado que a mídia OOH/DOOH faturou quase R$ 1,7 bilhão, um acumulado 38% maior do que em 2020, superando meios tradicionais e populares como TV e rádio que tiveram, respectivamente, um aumento de 21,5% e 23,6%.
Esse dado mostra a importância que formatos como esses terão para o setor varejista neste e nos próximos anos. Por isto, para que as empresas tenham os melhores resultados possíveis é importante que elas contem com um parceiro que seja referência no ramo, como o Mídia Banco24Horas. Com suas mais de 28.000 telas DOOH distribuídas por 1.100 cidades de todo o Brasil, o sistema do Mídia Banco24Horas tem potencial de impactar o dia a dia de 153 milhões de brasileiros por todo país, levando sua marca para patamares nunca imaginados.
Jornada de compra integrada
Você sabe o que é omnichannel? Com certeza, um tema que deve ser ainda mais discutido em 2023, é uma estratégia de integração entre canais que facilita a compra do consumidor e evita fazê-lo perder tempo repetindo processos ou reenviando informações que já foram fornecidas anteriormente. Se um cliente se cadastra para fazer uma compra em um mercado pela Internet, todas as informações a respeito desse consumo online precisam estar disponíveis para acesso dos atendentes presenciais caso ele deseje ir até a loja física para fazer uma troca.
Mais que isso. Se ele preferir comprar online e receber na loja, ele também deve ter direito a um atendimento rápido, sem necessidade de ficar fornecendo diversas informações ou repetir etapas que já fez anteriormente no site do estabelecimento. Isso gera cansaço no consumidor e passa uma má impressão da marca. Estabelecer esses cuidados é uma etapa importante para garantir um atendimento de qualidade e, consequentemente, maior produtividade por parte de seus funcionários e fidelização dos clientes.
Sustentabilidade
Afinal, o que seu negócio tem feito para garantir a preservação do meio ambiente e a proliferação de bons métodos de consumo para a natureza? Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com o respeito das empresas para com o planeta e esse pensamento vem ditando a forma como a nova geração consome. É essencial que empresas de varejo demonstrem real intenção em não só acabar com práticas retrógradas que façam mal ao mundo, mas também adotar maneiras sustentáveis de fazer negócios.
Com o crescimento de grupos focados na defesa do meio ambiente, empreendimentos que oferecem produtos orgânicos, redução do uso de plástico, adoção real do método 3Rs: reduzir, reusar, reciclar, utilização de embalagens biodegradáveis, programas de doação, entre outras ações, acabam se destacando e sendo recomendados para mais pessoas que também tem essa bandeira em suas vidas. Adaptações simples que protejam o meio ambiente e façam um negócio ficar marcado por realmente praticar aquilo que discursa, frequentemente gera mídia espontânea e um marketing positivo que promete fidelizar clientes.
Outro fator que deve impactar os negócios de maneira definitiva, principalmente em 2023, é o 5G. Se você já ouviu bastante sobre esse termo, mas ainda não entendeu o que é nem como vai mudar sua vida, vale a pena conferir o artigo que fizemos sobre ele recentemente. Clique aqui e tire suas dúvidas!