Mídia DOOH amplia vendas e empodera consumidores
Fácil adaptação ao comportamento e interesses dos consumidores alavanca procura por mídia DOOH
Novas tecnologias possibilitam à mídia exterior uma dinâmica mais flexível de comunicação que ganha a atenção dos anunciantes e da audiência
O universo da mídia OOH (Out of Home) tem utilizado cada vez mais a tecnologia para gerar espaços publicitários que garantam sucesso às campanhas de marketing da sua empresa. Os novos recursos disponíveis nesse segmento estão altamente conectados ao comportamento dos consumidores, possibilitando diferentes abordagens de comunicação, atualização de conteúdo em tempo real e interatividade.
Estamos falando especificamente das plataformas DOOH (Digital Out of Home). “Braço tecnológico” e diversificado da mídia OOH, elas figuram, hoje, entre as principais tendências da comunicação externa para atrair a atenção da audiência.
Esse tipo de metodologia publicitária funciona por meio de monitores com tecnologia elevada dispostos em locais estratégicos e com alta circulação de pessoas. O objetivo é fazer com que o público tenha acesso direto ao conteúdo, identificando uma necessidade de consumo, assimilando informações ou apenas aproveitando a mídia DOOH como entretenimento.
Ou seja, essas plataformas possibilitam que a sua marca seja lembrada pelos consumidores com anúncios “menos comerciais” e que, ao mesmo tempo, alavanquem as vendas dos seus produtos e serviços. Ao diversificar a comunicação, informando e sugerindo interesses, a mídia DOOH está integrada às novas formas de recepção do consumidor contemporâneo, que deseja ser impactado com abordagens criativas, dinâmicas e inclusivas.
Entre os lugares que mais costumam ser locais de inserções de campanhas DOOH, temos: pontos de ônibus, terminais rodoviários, aeroportos, supermercados, caixas eletrônicos, shoppings, lotéricas, academias, clínicas, laboratórios, elevadores e vias de grande circulação.
Conexão com o consumidor
Com a capacidade de se adaptar e estabelecer diálogo com as marcas em todas as etapas do funil – do awareness à conversão –, a DOOH permite uma comunicação massiva e personalizada. Essa afirmação parece impossível, mas é real! Por meio dela, a sua empresa pode adotar diferentes mensagens de acordo com o posicionamento da tela, adequar call to action, linguagem e até mesmo o produto. Uma campanha nacional, por exemplo, consegue, dessa forma, ganhar personalização de comunicação por região se adaptando ao interesse do seu negócio.
Essa comunicação bastante segmentada e personalizada da mídia DOOH está sendo impulsionada, principalmente, pelo surgimento de novos players que permitem entregas de métricas rastreáveis. Isso abre caminho para atualizações frequentes e em tempo real do conteúdo exibido. Assim, a mensagem correta é mostrada para as pessoas certas – o que inclui horário e ambiente apropriado, por exemplo.
Esses recursos transformaram o OOH em um meio digital essencial, onde a velocidade e a flexibilidade atendem às necessidades dos anunciantes e, consequentemente, dos consumidores. A reformulação de um anúncio durante a sua campanha fala mais de um empoderamento do consumidor (compreensão dos seus interesses e possibilidades de comunicá-los) do que sobre uma perspectiva avançada de venda.
Esse modelo de conteúdo trabalha, portanto, com base no estudo do público. No entanto, é capaz também de mostrar o andamento dos resultados de maneira instantânea, otimizando diversos aspectos das estratégias de marketing desenhadas para a sua marca. Isso coloca o DOOH como uma mídia maleável, dinâmica e que respeita os reais interesses e comportamentos atuais dos consumidores.
Impacto da mídia DOOH no dia a dia
Em um cenário no qual o tempo ganha cada vez mais relevância, campanhas DOOH têm um grande potencial de preencher lacunas de espera com informações de interesse público.
Locais e estabelecimentos que tendem a ter alto fluxo de pessoas, e consequentemente filas, são o cenário ideal para impactar mais consumidores com a mídia DOOH.
Essas mídias possibilitam que as pessoas se envolvam por meio de experiências visuais dinâmicas, vibrantes e memoráveis, com anúncios imersivos e conectados aos espaços que estão localizados.
As plataformas DOOH são capazes de realizar a perfeita integração entre a vida analógica e digital. Por meio delas, a mídia externa passa a se tornar uma das principais impulsionadoras do engajamento online. Isso porque ela ganhou o poder de estimular o público enquanto ele está no mundo físico (offline), mantendo e incitando o desdobramento para o mundo digital (online).
Pelos motivos expostos aqui, investir nesse formato de campanha é ganhar corpo frente à concorrência, reforçando a credibilidade da sua marca e aumentando a chance de encontrar o seu cliente durante um momento-chave para a decisão de compra. Por isso, empresas anunciantes e veículos de mídia apostam cada vez mais no potencial do DOOH.
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