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Como a importância da mídia OOH pode impulsionar o seu negócio.

Já ouviu falar em Out-of-Home? Com certeza você já viu vários anúncios nesse tipo, mas nunca imaginou o quanto essa mídia pode trazer resultados extraordinários para o seu negócio.

Como a importância da mídia OOH pode impulsionar o seu negócio.

Não é à toa que muitas empresas conseguem impactar potenciais clientes, deixar sua marca na mente deles e ainda obter altos retornos financeiros utilizando este tipo de publicidade.

Neste artigo você descobrirá como uma mídia pouco falada atualmente, e até mesmo denominada como “antiga”, ainda pode fazer uma diferença nos seus negócios, de maneira positiva. A Mídia OOH (Out-of-Home), é conhecida também como a publicidade externa, geralmente é aquela que você encontra em outdoors, banners em ônibus, locais públicos, entre outros.

Devido ao fato dela ser um tipo de publicidade que alcança o seu cliente fora de sua casa, o retorno de seus esforços de marketing são na maioria das vezes satisfatórios.

Com o passar do tempo a mídia OOH veio perdendo um pouco do seu espaço após o surgimento e propagação do marketing digital. Acredite, ainda é possível extrair um grande potencial desse tipo de publicidade.

Sabe por quê?

Porque através dele, você consegue chegar para os seus potenciais clientes, onde a internet ainda não consegue chegar.

Fique aqui neste artigo, que você descobrirá muito mais como pode usar essa mídia de maneira poderosa e sua devida importância para seu negócio atualmente.

O que é Mídia OOH (Out-of Home)?

A mídia OOH não nasceu com a publicidade. Muito pelo contrário, ela foi uma evolução da maneira como a publicidade era feita antes.

A publicidade mesmo nasceu há muitos anos. Há mais de 100 anos as empresas já faziam publicidade, apesar de ser algo diferente de como vemos atualmente.

Os rádios e jornais eram quem dominavam na época. Toda publicidade e comunicação com seu potencial cliente era feita ali.

As imagens ainda não eram coloridas, os áudios tinham chiados, uma qualidade diferente do que estamos acostumados.

Até que o tempo foi evoluindo e novas mídias e canais foram sendo feitos.

A televisão apareceu, a propaganda impressa evoluiu, até que se deu origem ao que chamamos de propaganda “Fora de Casa”, ou como nomeado de OOH (Out-of-Home).

Ou seja, nas ruas, no metrô, no ônibus, nos shoppings, entre outros lugares.

Com isso, a mídia OOH foi crescendo, e se tornando uma grande oportunidade para muitas empresas impactarem seus potenciais clientes, fazendo-os desejar comprar seus produtos.

Porque, imagine que você está andando pelo shopping, e de repente começa a sentir fome, mas ainda não faz ideia de onde poderá comer e quem pode suprir essa necessidade.

Então, de repente, passando pelas escadas rolantes, você se depara com um banner escrito “Sua fome, aqui some”

Uma imagem de um belo lanche que te faz se deliciar, antes mesmo, fazendo você imaginar o sabor daquela refeição na sua mente.

Sabe o que acabou de acontecer aqui?

Você foi impactado por uma empresa que poderia resolver seu problema, no momento exato que você tinha a necessidade.

As chances de você comprar dessa empresa e então se tornar cliente dela, são enormes nesse sentido.

Portanto, a mídia OOH veio para impactar e atrair as pessoas, nos momentos onde elas poderiam se tornarem clientes ali na hora.

Não apenas isso, como também gerar consciência da marca para ela, quando quisesse resolver esse problema, sua empresa seria a primeira que ela lembraria.

Na época, ainda sim, que existiam as mídias OOH, eram feitas de maneiras diferentes.

Como assim?

As propagandas OOH não possuíam muita tecnologia e nem recursos.

A maneira como se comunicava com o público era diferente.

Praticamente toda publicidade era focada no produto, ou até mesmo na empresa, mas nunca no seu consumidor final.

Ao invés de falar das necessidades dos seus clientes, eles falavam sobre as características do produto.

Ao invés de falar dos problemas que seus potenciais clientes tinham, falavam de como a empresa deles eram as melhores no setor.

Ou seja, onde quero chegar com isso?

Se você deseja impactar o seu cliente, seu foco deve ser os problemas, necessidades e desejos que seu potencial cliente tem.

Nem tudo se mantém inalterado durante muitos anos.

Assim como tudo na vida evolui, a publicidade OOH foi também com o tempo evoluindo.

O novo marketing que conhecemos hoje, seja na internet ou fora dele, muito se deu origem ao que era feito já na mídia OOH.

Em outras palavras, como você conversa, se comunica com seu público, chama a atenção dele e impacta seu potencial cliente, de maneira que ele lembre da sua marca depois e compre seus produtos.

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, que a mídia OOH está ultrapassada e não funciona mais por ser tradicional, saiba que este pensamento é inadequado.

Sabe por quê?

Primeiro, porque segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e da consultoria PwC somente 29% da população brasileira que estão nas classes C, D e E, possuem acesso a internet.

Segundo, que hoje em dia, muitas pessoas utilizam bloqueadores de anúncios quando acessam redes sociais, sites e outras coisas online.

Então, como você conseguirá alcançar esses seus potenciais clientes na internet, se eles estão bloqueando seus anúncios?

É aí que entra a grande eficácia da mídia OOH, sabe por quê?

Porque, ela é feita para alcançar o seu cliente quando ele está fora de sua casa.

Considerando os hábitos atuais das pessoas, onde mais da metade do tempo, elas estão fora de suas casas. Há diversos momentos estratégicos onde são grandes oportunidades para você se comunicar com seus potenciais clientes.

Qual foi a evolução da Mídia OOH conforme os anos?

Assim como diversos tipos de propaganda que tiveram sua evolução conforme o tempo, o que fazemos hoje é diferente como era feito anos atrás, com a mídia OOH não foi diferente.

A propaganda OOH foi um tipo de mídia que sofreu diversas mudanças durante sua existência, desde o seu início nos meados dos anos 30.

Apesar disso, ainda é uma mídia com grande crescimento, e melhor ainda… é uma mídia com enorme potencial de trazer muitos clientes para o seu negócio.

Para você ter ideia, segundo a americana Blue Line Media — uma das maiores empresas de publicidade — o OOH é a segunda mídia publicitária que mais cresce no mundo.

Sendo ultrapassada apenas pelo marketing digital, este tipo de mídia ainda ocupa grande espaço nos meios publicitários, trazendo grande potencial de resultados exponenciais.

Agora, antes de falar mais sobre a grande importância da mídia OOH, saiba que muitas empresas resolveram inovar somente depois que se iniciou a próxima revolução na publicidade.

Do que estou falando?

A partir de 2004, a Coca-Cola resolveu fazer diferente do que todos estavam fazendo, e trouxe práticas e estratégias do meio digital para o mundo OOH.

Ela foi uma das empresas pioneiras a transformar os outdoors da Times Square em vídeos e anúncios animados.

Fique aqui até o final que vou te mostrar como você pode transformar seus resultados, quando você resolve juntar o que há de melhor do digital e das mídias OOH.

Como inovar na Mídia OOH fazendo DOOH (Digital Out-of-Home)?

Conforme o tempo passou, algumas mudanças tiveram que ser implementadas para continuar chamando a atenção e impactando as pessoas.

Aqui a criatividade foi a bola da vez.

Como assim?

Os vídeos — algo que já era muito feito devido às propagandas na televisão — começaram a ganhar espaço na publicidade.

Porque ao contrário das propagandas estáticas, onde eram feitas muito no OOH, os vídeos têm potenciais muito maiores de impacto e engajamento com as pessoas.

Os vídeos encantam, e você inclusive, consegue passar muito mais informações se comunicando melhor durante mais tempo com seus potenciais clientes.

Isso foi o que transformou a mídia OOH comum no que chamamos de DOOH (Digital Out-of-Home), sendo simplesmente o uso de tecnologias e estratégias digitais para a publicidade OOH.

Com o DOOH, abriu um espaço onde não era muito explorado antes, que é uma comunicação mais engajada do que apenas estática e sem vida.

Como assim?

Falo de você se comunicar de maneira mais persuasiva com cada potencial cliente.

Ainda que muitas pessoas tentam anular a eficácia da mídia OOH, os números não mentem quando se trata de provar que ela ainda funciona, como também traz muito resultado.

Como os dados e fatos provam que a Mídia OOH ainda funciona?

Só para você ter noção, uma pesquisa no mundo, feita pela Global Digital Out of Home Market, até o final deste ano — de 2022 — o mercado de OOH deve ultrapassar os valores de 5 bilhões de dólares.

Sabe o que isso significa?

De que ela não apenas é um formato com grande potencial de resultado, como também se prova durante todo o tempo que é uma boa escolha para negócios que desejam impactar seus clientes.

Segundo dados da revista Forbes, o retorno de investir em anúncios publicitários de OOH, traz um lucro de aproximadamente 5 vezes em relação ao seu investimento.

Ou seja, a cada 1 dólar que você investe em mídia OOH, possui um retorno de US$ 5,97 (cinco e noventa e sete dólares).

É um retorno maior do que muitos investimentos que você poderia fazer em marketing ou até mesmo outros tipos de mídias.

Tirando o fato de você não precisar de investimentos altíssimos para fazer publicidade em mídias OOH.

Ou seja, seu negócio só tende a ganhar quando você investe em mídia OOH.

Quais são os exemplos de locais onde você pode exibir sua marca através do OOH?

São diversos os formatos onde é possível fazer mídia OOH.

Você descobrirá agora alguns tipos, onde pode explorar diversas maneiras de expor os seus produtos e trazer ainda mais clientes utilizando este tipo de propaganda.

Outdoor

O primeiro e mais famoso de todos são os outdoors. Um tipo de publicidade antiga e ainda bastante funcional.

Com certeza você já deve ter visto banner outdoor por aí, porque são muito comuns em avenidas e rodovias.

São famosos por abrigar anúncios impressos em papel ou lona numa estrutura metálica, ou de metal, em que ficam grandes alturas para ser facilmente visto por quem passar.

Eles são muito úteis para quando você quiser divulgar o lançamento de um novo produto, fazer branding do seu negócio, divulgar sua marca, seu slogan, entre muitas outras coisas.

Pôsteres

O pôster é um dos formatos mais simples e acessíveis, por ser visto em fachadas de comércios.

Eles são os famosos cartazes, onde você também consegue encontrar diversas vezes colados em paredes, postes, entre outros lugares.

Os pôsteres também têm uma utilidade muito grande por serem facilmente vistos devido às suas grandes dimensões de tamanho.

É muito comum você ver em shows, publicidade de artistas, divulgação de novos lanches de alguma hamburgueria e até mesmo outros tipos de negócios.

Os pôsteres são ótimos quando você deseja mostrar a mesma propaganda para o seu público mais de uma vez, por eles passarem diversas vezes pelo mesmo local.

Por exemplo, colocar uma propaganda de algum dos seus produtos perto de uma estação de metrô ou trem, onde passa muito dos seus potenciais clientes.

Uma empresa brasileira fez isso com sucesso colocando um cartaz em uma famosa estação da cidade de São Paulo, divulgando seu estabelecimento que fica perto de onde estava a propaganda.

Backlight

Este tipo de publicidade é muito visto também em estações de metrô, pontos de ônibus e shoppings de grandes centros.

O backlight tem uma característica muito semelhante aos cartazes, só que diferente de serem impressos ou lona, eles possuem luzes de fundo.

Você consegue ver bastante backlights em cinemas, com cartazes dos filmes em exibição, ou então os que ainda serão estreados.

Os backlights são ótimos para serem usados quando você deseja clareza nas suas propagandas, onde a luz ambiente não interferiria nas pessoas conseguirem ver sua publicidade.

Por exemplo, caso você queira divulgar seu produto, onde deseja realçar algumas cores específicas dentro do seu anúncio.

Frontlight

Semelhante ao backlight, o frontlight é um tipo de anúncio que você faz, porém, com a iluminação frontal.

Ou seja, ao invés de ter uma luz de fundo sobre seu anúncio, aqui está iluminação será na frente.

A diferença entre utilizar o backlight ou frontlight, dependerá muito do seu objetivo como anunciante e o tipo de anúncio que deseja fazer.

Backbus ou Busdoor

Bastante visto em ônibus e trens, seja na sua traseira ou então na porta.

São anúncios para serem usados quando você deseja veicular para uma determinada região, e seu anúncio pode rodar aquele território inteiro através do ônibus que circula nele.

Você pode plugar seu anúncio na porta deste trem, de modo que ele circulará durante todo o trajeto, mostrando seus produtos para pessoas que poderiam facilmente serem seus potenciais clientes.

Além desses, existem também alguns outros formatos que não são tão tradicionais.

Empena

Usado em grandes espaços para anúncios disponíveis em edifícios com paredes sem janelas. É um formato famoso em grandes centros comerciais, mas não é tão comum por ser proibido em alguns municípios.

Mídia de projeção

Em vez de gastar vários quilos de papel ou lona imprimindo um grande anúncio, por que não projetá-lo em painéis limpos ou em fachadas de prédios? Além de sustentável, essa mídia chama muita atenção.

Painéis digitais

Eles já são frequentes em capitais e grandes cidades, mas ainda não ganharam muita força nos pequenos municípios. A expectativa, porém, é que esse quadro mude em breve.

Painéis interativos

Monitores de alta definição com acesso à internet, e viabilidade para inovações tecnológicas como anúncios em 3D e realidade aumentada são a principal tendência das mídias Out of Home.

Como saber se você deve começar a fazer Mídia OOH para seu negócio?

Você acabou de ver diversos tipos de mídias feitas no OOH, e ainda te mostrei a grande importância disso para o seu negócio.

Acredite, sua empresa pode se beneficiar muito com a publicidade OOH, devido ao fato dela funcionar para muitos empresários e ainda não ter perdido sua eficácia, mesmo após anos.

Porém, fazer anúncios OOH exige estratégia, planejamento, e principalmente onde isso será veiculado. Por isso, o Mídia Banco24Horas está aqui para ajudar você.

Com o Mídia Banco24Horas você consegue criar anúncios OOH para as mais de 100 cidades que atendemos e, melhor ainda, porque você pode impactar centenas de milhares de pessoas com as mais de 2.400 telas disponíveis.

O Mídia Banco24Horas consegue chegar onde muitos não conseguem, por ter uma presença ampla em todo o território brasileiro.

Se você deseja saber mais como podemos te ajudar com seus objetivos na sua empresa, então preste muita atenção nisso.

Clique no botão abaixo ao fim deste artigo e veja como podemos te ajudar com as propagandas OOH no Mídia Banco24Horas.

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