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Construa a personalidade da sua marca com a Mídia OOH

Com diversas opções de plataformas, a Mídia Out Of Home se reinventou e apresenta recursos modernos para ampliar o impacto das suas campanhas publicitárias

Construa a personalidade da sua marca com a Mídia
Construa a personalidade da sua marca com a Mídia

No universo publicitário, é inegável a grande vantagem da Mídia OOH (Out Of Home) para alcançar um alto poder de penetração. Estamos falando de plataformas offline (com e sem recursos digitais) que, por essência, alcançam milhares de consumidores em pontos estratégicos de exibição. 

Enquanto em um comercial de TV você pode mudar o canal, e na internet é possível fechar um banner de anúncio, ao andar por uma rua, ou entrar em um estabelecimento, por exemplo, é impossível “desligar” uma publicidade exposta em uma tela à sua frente. E se você frequenta o mesmo local todos os dias, automaticamente acabará “absorvendo” a mensagem da marca anunciante.

Para a construção de marca (branding) esse poder de penetração é extremamente vantajoso. Isso porque com as mídias OOH você pode falar com os consumidores sobre os diferenciais da sua empresa ou transmitir princípios que diferenciem a sua marca da concorrência.

Dessa forma, ao invés de focar na venda dos produtos, você pode criar também campanhas que demonstrem como a sua marca é inovadora, preocupada com o meio ambiente e criativa. Ou seja, você pode trabalhar a publicidade para estabelecer posicionamento de mercado e fortalecer a imagem da sua empresa.

Como as possibilidades publicitárias com a mídia OOH são diversas, existem muitas maneiras de surpreender positivamente os consumidores e fixar essa imagem na mente deles. Apresentamos, a seguir, algumas dicas para uma campanha de branding usando a mídia OOH.

Conheça seu público e marca

É impossível falarmos em ações de branding sem entendermos melhor quem é o público da sua empresa, e o que essas pessoas esperam de marcas como a sua.

A primeira ação é mapear esses tópicos por meio de pesquisas e outras formas de levantamento de dados. Considere saber: idade, faixa de renda, escolaridade, problemas mais comuns que o seu produto ajuda a resolver, fontes de informação, medos e pontos que valorizam em marcas como a sua.

Se esses itens não forem bem definidos pela sua empresa, será impossível pensar sobre imagem e posicionamento de marca. Essas informações trazem a essência de quem a sua empresa é e precisam ser muito claras e consistentes.

A missão, visão e valores do negócio contam muito nesse ponto. Considere também a cultura empresarial e os produtos que você comercializa. Para que a imagem seja forte é necessário que todos esses temas façam sentido e “conversem” entre si. 

Defina muito bem a ação e a linguagem de sua mídia OOH

Com o passo descrito anteriormente, você consegue estabelecer o posicionamento, a imagem da marca que deseja comunicar e o seu público-alvo. Feito isso, será mais fácil estruturar as ações de OOH para a sua empresa.

São muitos os meios que você poderá usar, desde o tradicional outdoor, até ações inovadoras, como intervenções artísticas ou marketing de guerrilha. O principal é pensar se essa estratégia fará sentido para o que você deseja comunicar e se o seu público receberá bem as campanhas.

Importante! A linguagem precisa ser acessível, bem como estar em harmonia com a imagem que você deseja imprimir ao seu negócio.

Analise o espaço de mídia OOH onde a propaganda será exibida

O espaço onde a mídia OOH ficará é extremamente importante nesse tipo de ação. Afinal, é preciso que ele seja relevante para o seu público e ajude a destacar a sua marca, além de estar em sintonia com a sua campanha de branding.

Alguns pontos que devem ser analisados são:

- Quantidade de pessoas e veículos que passam pelo local diariamente;

- Proximidade com o seu ponto de venda ou de concorrentes;

- Analise se não existem itens que comprometam a visão do consumidor, como árvores, placas e outros;

- Faixa etária, escolaridade e renda das pessoas que circulam pelo local;

- Proximidade com o trajeto diário do seu público (deslocamento para o trabalho, escola, academia, atividades de lazer, supermercado);

- Localização e tipo de estabelecimento, caso a mídia esteja dentro de um local fechado.

Metrifique os resultados

Como processo final de uma campanha publicitária, é preciso conferir se as ações surtiram resultado. As métricas dependerão muito dos seus objetivos. Em campanhas de branding, elas estão relacionadas a questões mais subjetivas e podem demorar um pouco mais para os resultados aparecerem.

É possível analisar pontos como: aumento da fidelização, brand awareness (“conhecimento de marca”), aderência a novos produtos, propaganda “boca a boca” positiva (como as menções espontâneas nas redes sociais ou na imprensa), entre outros.

Ações de branding são extremamente importantes, e a Mídia OOH é um veículo valioso para impactar mais pessoas e aumentar a fixação da sua marca na mente dos consumidores. 

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