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Qual será o futuro da Mídia DOOH?

Tecnologia para mensuração de dados e aquisição de espaços publicitários promete anúncios mais assertivos e com baixo custo

Qual será o futuro da Mídia DOOH?

A mídia DOOH (Digital Out of Home) é, atualmente, uma das principais tendências de mídia exterior no mundo todo. Ela abraçou a tecnologia a seu favor e tem aperfeiçoado métodos de mensuração de dados que auxiliam anunciantes na gestão das publicidades, conseguindo atrair e impactar consumidores. 

Composta por telas digitais e painéis de LED, localizados em ambientes urbanos com grande circulação de pessoas, a mídia DOOH permite, hoje, uma comunicação massiva, porém personalizada. Essa realidade está sendo estimulada, principalmente, pelo surgimento de novos players que permitem entregas de métricas rastreáveis. 

Em outras palavras, ao conhecer melhor a interação com a audiência, a mídia DOOH abriu espaço para atualizações frequentes e em tempo real do conteúdo exibido. E isso tem se tornado o seu diferencial no segmento OOH. Assim, a mensagem correta é mostrada para as pessoas certas – o que inclui horário e ambiente apropriado, por exemplo. Isso é sinônimo para os anunciantes de assertividade no investimento!

Tornando-se, portanto, uma mídia flexível, a DOOH tem sido utilizada de maneira criativa, dinâmica e interativa. Os anúncios são elaborados para encontrar o consumidor durante um momento-chave de decisão de compra, mas também para reforçar a credibilidade das marcas. O objetivo é fazer com que o público tenha acesso direto ao conteúdo, identificando uma necessidade de consumo, assimilando informações ou apenas aproveitando a mídia como entretenimento. 

As características mencionadas colocam a mídia DOOH na dianteira das soluções de marketing que entenderam como o consumidor contemporâneo espera ser impactado. Agora, se essas plataformas já conseguem viabilizar personalização e flexibilização de conteúdo, qual seria, então, o futuro delas?

Chegar no público desejado, no local certo e na hora exata! Parece um sonho, mas isso é um resultado bem fácil de ser alcançado quando estamos falando da junção de Mídia Programática com um OOH digital inteligente. 

O que é Mídia Programática?

Mídia programática é uma estratégia que utiliza plataformas tecnológicas (softwares) para automatizar e aprimorar a compra de publicidade digital, simplificando a negociação. A metodologia utilizada hoje envolve solicitações de propostas, licitações e negociações.

Nesse método, há, por essência, o monitoramento de dados sobre tráfego e comportamento dos usuários. Por meio dessas informações, é possível configurar o anúncio com base no perfil dos consumidores e aprimorar a estratégia de mídia – o que gera otimização dos investimentos no alcance de melhores resultados. 

As mídias programáticas funcionam por meio de plataformas específicas, chamadas de Ad Exchanges, que conectam os anunciantes aos espaços publicitários. As negociações de publicidades digitais são realizadas por meio de um leilão em tempo real. A compra é feita por CPM (Custo por Mil Impressões). 

A partir da aquisição tudo fica automatizado – desde a seleção do público de interesse até a entrega dos anúncios. O sistema dessas plataformas usa ferramentas algorítmicas que analisam dados visando garantir que as publicidades sejam apresentadas ao público correto, no lugar certo e no momento ideal.

Tudo isso permite a criação de anúncios mais direcionados ao público-alvo, além de gerar maior capacidade de ajuste de campanhas com base em métricas de desempenho. Ou seja, eliminando ineficiências e despesas desnecessárias, a ferramenta diminui os gastos com publicidade.

Cobranças por período

Todas as novidades e evoluções do mercado que mencionamos também impactam muito nas decisões dos exibidores. Além de se aproximarem dos anunciantes, as plataformas que negociam espaços publicitários DOOH, a partir da mídia programática, podem precificar também de forma mais estratégica. 

Uma vez que já é possível analisar diversas informações sobre os painéis, oportunidades únicas de exibição poderão ser identificadas. Os anúncios serão cada vez mais pontuais, apresentando seus conteúdos em períodos que atinjam exatamente o maior fluxo de pessoas qualificadas às suas abordagens nos locais escolhidos. Isso trará ainda mais personalização às peças publicitárias e a cobrança por períodos poderá ser realizada de acordo com os resultados da entrega.

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