pixel
Anuncie aqui

Mais da metade dos brasileiros utiliza dinheiro físico, aponta pesquisa do Instituto Locomotiva/Banco24Horas

Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro em espécie continua presente no dia a dia dos brasileiros.

Mais da metade dos brasileiros utiliza dinheiro físico, aponta pesquisa do Instituto Locomotiva/Banco24Horas

A pesquisa “Relação dos brasileiros com serviços financeiros e com caixas eletrônicos” encomendada pelo Banco24Horas ao Instituto Locomotiva traça um cenário da bancarização e do relacionamento com o setor bancário, os meios de pagamentos e os caixas eletrônicos. Os resultados evidenciam a convivência entre os meios físicos e digitais, com forte presença do dinheiro físico e dos caixas eletrônicos no cotidiano da população do Brasil. Dos entrevistados, 63% utilizam dinheiro. Segundo o levantamento, um terço das classes D e E tem o dinheiro como principal meio de pagamento. O estudo é uma das ações que marcam os 40 anos do Banco24Horas.

O levantamento mostra que 22% recebem ao menos parte de seus rendimentos em dinheiro. Desse grupo, 57% são clientes de bancos digitais, bancos com atendimento físico ou ambos. Os perfis que mais se destacam no recebimento dos rendimentos em dinheiro são as classes menos favorecidas, não bancarizados e entre 35 e 44 anos. Metade dos brasileiros declara guardar dinheiro físico em casa, seja para uso no dia a dia ou para emergências.

As principais motivações para o uso do dinheiro são a aceitação exclusiva do meio de pagamento no estabelecimento, que é de 20%, chegando a 27% na classe C; também se destaca o costume (16%); a obtenção de descontos (15%), a segurança de sair apenas com o dinheiro necessário (11%) e ainda como meio de controle de gastos (9%), índice que chega a 15% para as pessoas com mais de 45 anos.

“O Brasil é grande e temos uma população muito heterogênea. Uma pessoa no interior da região norte do País não tem o mesmo comportamento e a mesma disponibilidade de recursos que uma pessoa que vive em um grande centro urbano, por exemplo. Precisamos deixar à disposição das pessoas as soluções em diferentes formatos para que elas possam utilizar dentro de suas realidades e contextos”, afirma Marcos Mazzi, Gerente Executivo do Banco24Horas.

A importância dos caixas eletrônicos

Segundo a pesquisa, 86% dos entrevistados utilizam o caixa eletrônico no País, o equivalente a 136 milhões de pessoas. Desse total, 53% usam o equipamento no mínimo uma vez por mês e 42% fazem transações de saque no dia a dia e 41% para emergências.

O estudo aponta que 7 em cada 10 pessoas gostariam de uma maior presença de caixas eletrônicos em estabelecimentos diversos, sobretudo entre os que têm o dinheiro como forma de pagamento preferida, as classes mais baixas e na região Nordeste. Foi observado também que 8 em cada 10 bancarizados gostariam de poder utilizar livremente os caixas eletrônicos, independente da instituição ou banco na qual possuem conta. No levantamento do Instituto Locomotiva, 97% declaram ter conta em banco. 68% possuem conta em banco com agência física e em banco digital. Porém, 2 em cada 10 bancarizados não realizaram movimentação bancária na última semana.

“Quando observamos o alto volume de pessoas que possuem conta bancária, mas não a movimentou, reforçamos ainda mais a nossa convicção de que bancarização é fazer o dinheiro chegar às pessoas”, pondera o Mazzi. Para o Renato Meirelles, CEO do Instituto Locomotiva, os dados endossam a convivência entre os meios. “Os bancos com agência física e os digitais compartilham do mesmo cliente na maior parte dos casos. Isso nos dá indícios de que o público procura esta variedade e que quer ter opções de acordo com sua conveniência”, explica.

Os desafios da digitalização

A pesquisa revela que 86% dos internautas brasileiros têm mais medo de ter o celular roubado do que a carteira. Além da questão da segurança, há outros fatores no estudo que evidenciam as dificuldades para muitos brasileiros terem acesso ao meio digital. Apesar dos relevantes avanços, as dificuldades técnicas, como a de conexão, atrapalham significativamente as operações digitais e 75% já deixaram de fazer alguma transação, como compra ou transferência, por exemplo, em função da instabilidade na internet. O índice sobe para 87% na região Norte do País.

O levantamento foi realizado de forma online e contou com amostra de 1.182 pessoas de todas as regiões do País. Clique aqui e acesse a pesquisa completa.

Novas oportunidades de negócios

Os dados da pesquisa Locomotiva evidenciam o quão importantes e necessários os caixas eletrônicos são para o dia a dia de milhões de brasileiros. São ferramentas essenciais para a bancarização e conexão das pessoas que ajudam a transformar seus hábitos de consumo e alteram positivamente os ambientes em que estão inseridos, agregando valor não somente para o estabelecimento em que está presente, mas para toda a comunidade de uma região.

Diante disso, o grupo TecBan pensou em mais uma solução inovadora: O Mídia Banco24Horas, empresa de mídia DOOH que tem a proposta de ajudar as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, a anunciarem por um preço acessível para seu público, esteja onde ele estiver. São mais de 28 mil telas em dois formatos distintos, atendendo a sua marca regional e nacionalmente.

É uma ótima oportunidade para várias empresas ampliarem sua clientela e aumentarem suas receitas, já que milhões de pessoas realizam, todos os dias, diversos serviços nos caixas do Banco24Horas como saques, depósitos, pagamentos etc, como aponta a pesquisa do Instituto Locomotiva.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo, clique aqui e veja como você pode anunciar com o Mídia Banco24Horas.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Os acontecimentos mais importantes, em primeira mão.

    Inscrição realizada com sucesso.
    Fale conosco