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Black Friday 2023: estratégias para aumentar suas vendas durante a data

Querendo aproveitar a Black Friday 2023 e não sabe por onde começar? Então, confira as estratégias que separamos e aumente suas vendas

Black Friday 2023: estratégias para aumentar suas vendas durante a data

A Black Friday é um período de alegria para muitos comerciantes que esperam ansiosos por sua chegada com o intuito de ampliar suas vendas durante a data. Porém, o que é motivo de alegria para muitos, também é de preocupação para outros. Uma série de questionamentos como “será que minha loja está preparada para esse evento?”, ou “qual estratégia de descontos posso oferecer?”, ou ainda “será que terei um bom lucro durante a data?”, surgem nessas horas na cabeça de milhares de comerciantes que desejam aproveitar as oportunidades de vendas que a Black Friday oferece nessa reta final de 2023.

Em 2022, o período de Black Friday rendeu mais de R$6 bi em vendas, segunda dados de pesquisa de empresas especializadas no varejo. 

Para 2023 a projeção é ainda mais positiva. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendado pelo Google, aponta que 7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar durante o período, representando um aumento de 16 pontos em relação ao ano passado e potencializando a expectativa de faturamento do varejo.

Por isso, diante de tais números, saiba que, se for comerciante, é extremamente normal que você fique ansioso nas semanas que antecedem a Black Friday. Mas, não se preocupe! Para que você aproveite a data do melhor jeito possível, nós do Mídia Banco24Horas, separamos a seguir algumas dicas e táticas promocionais sobre como se preparar para a Black Friday 2023, obtendo o máximo de sucesso em suas vendas e aumentando a receita de seu empreendimento. Acompanhe!

Quando e como será a Black Friday em 2023?

A Black Friday deste ano ocorrerá durante o dia 24 de novembro e, antes de mais nada, é importante ressaltar que, caso você não saiba, a Black Friday aqui no Brasil possui algumas diferenças em relação ao seu país de origem, os EUA. Por lá, a data ocorre durante a última sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes redes de varejo e lojas de e-commerce oferecem descontos que podem chegar até 90%.

Por aqui, o evento também ocorre durante a última sexta de novembro, porém diferentemente dos EUA que geralmente restringem as ações para a semana em que a Black Friday ocorre, às lojas no Brasil costumam realizar promoções antecipadas e até estendidas durante o mês, porém com descontos menores do que os apresentados nos Estados Unidos. Algumas destas ações, além da própria Black Friday, incluem:

- Black Week: campanha efetuada durante toda a semana do evento;

- Black Weekend: ofertas promocionais que perduram até o fim de semana;

- Cyber Monday: Primeira segunda-feira após a sexta da Black Friday, onde ocorrem promoções exclusivas para produtos eletrônicos, games e de tecnologia. 

- Black November: o mês inteiro de novembro conta com promoções.

Se você quer se antecipar ainda mais, é possível criar um período de “esquenta” Black Friday”. Saiba mais sobre essa estratégia em nosso outro artigo

Diante disso, o que não faltam são oportunidades para que você conquiste os objetivos que almeja durante a data, não é mesmo? E aí? Preparado para as dicas? Então, vamos lá!

1. Planeje seus objetivos

Claro que seu objetivo primário é vender, porém você pode utilizar a Black Friday 2023 para pensar em estratégias que servirão para muitos outros objetivos que deseja atingir. Você pensa em atrair novos consumidores? Liberar produtos parados em estoque? Fidelizar os clientes atuais? Aumentar o ticket médio de seu negócio? Tudo isso pode ser alcançado com a Black Friday, tendo em vista o apelo comercial que ela possui. 

Ademais, há diversas táticas que podem ser utilizadas para atingi-los. Por exemplo, para atrair clientes novos você pode anunciar em canais diferentes aos que costuma e para os atuais você pode oferecer ações promocionais como cashback como forma de fidelizá-los. 

2. Faça uma pré-campanha 

Como você viu, não é somente na última sexta de novembro que a Black Friday acontece. O mês inteiro está cheio de ações promocionais. As pessoas estão ansiosas pela data e qualquer ação antecipada pode ajudar sua empresa a se destacar. Por isso, comece pelo menos algumas semanas antes da data, a elaborar suas estratégias de pré-campanha, antecipando algumas ofertas a fim de aumentar a visibilidade de sua empresa e produtos no mercado. 

Com isso, as chances de você expandir seus clientes ou fidelizá-los aumenta significativamente. Outra dica para aumentar as vendas durante essa fase de pré-campanha é criar o senso de urgência em seus clientes, produzindo ofertas específicas e deixando bem claro que elas não se repetirão durante a Black Friday.

3. Analise o preço de seus concorrentes

O grande diferencial da Black Friday é justamente os preços baixos e atentar-se ao preço de seus produtos é fundamental para garantir o sucesso de suas vendas. Uma boa forma de identificar se seus valores estão de acordo com o mercado é olhando para o preço de seus concorrentes. Quanto antes você identificar a média de preços, mais cedo você consegue estabelecer um valor que seja atrativo para seu público. Porém, lembre-se também que trabalhar com preços muito abaixo ao do mercado não é nem um pouco recomendável, já que isso pode passar a impressão para o consumidor de que seu produto pode ser de qualidade duvidosa ou tratar-se de propaganda enganosa.

4. Reforce o seu estoque para a Black Friday

Como vimos anteriormente, a previsão é que a maioria das pessoas estejam dispostas a efetuar compras no período da Black Friday em 2023. É essencial que você prepare seu estoque com antecedência, prevendo o quanto você poderá ter de demanda a fim de evitar problemas com falta de produtos. Uma boa estratégia para isso é mapear as saídas de suas principais mercadorias, assim você aumenta suas chances de acerto sobre quais produtos terão mais vendas durante o período promocional. 

Lembre-se também que o importante é focar mais na qualidade do que na variedade, já que é praticamente impossível colocar todos os itens de sua loja sob o selo da Black Friday. Você pode até tentar fazer isso, mas provavelmente fará promoções muito baixas que não terão apelo para os consumidores. Por isso, foque em estratégias de profundidade, negociando preços junto ao seu fornecedor ou cortando custos para oferecer descontos maiores em seus produtos mais competitivos. Assim, suas chances de retorno também serão maiores.

5. Planeje suas ações de divulgação

Já dizia aquele velho ditado: a propaganda é a alma do negócio. É durante o planejamento de comunicação que você estabelece as principais estratégias para atingir o público-alvo que deseja. Alguns pontos que você pode considerar durante essa etapa são:

Investir em marketing 

Como você viu mais acima, a Black Friday gerou mais de R$6 bilhões de reais de vendas em 2022. Por isso, pensar em estratégias de marketing pode fazer uma grande diferença nessa hora e, como nos itens anteriores, ter um planejamento antecipado é a chave para o sucesso. A sugestão é começar a pensar cerca de 30 dias antes do período da Black Friday em suas ações e estratégias, assim você consegue um bom período para testar diferentes táticas e ver quais obtém os melhores resultados. 

Além das ferramentas de produção de anúncios e campanhas como Facebook e Google Ads uma boa sugestão, quando se trata de estratégia, é apostar em ações multicanais. O Mídia Banco24Horas possui uma estrutura digital out of home completa para ajudar sua marca a ter a melhor performance nessa Black Friday. Por meio dos nossos caixas do Banco24Horas, você impacta milhares de consumidores em todo o Brasil momentos antes de sua compra. Tudo muito prático e fácil, feito em poucos minutos por meio de nosso site. 

Nossas telas garantem impactos reais e atingem o consumidor em momentos estratégicos. Você pode escolher o período e local de seu anúncio, se comunicando com o perfil de público ideal para sua marca.

Ficou interessado? Então, não perca mais tempo e clique aqui para anunciar!

Outra ideia é sempre manter sua base de clientes atualizada e segmentada em diversos públicos, de acordo com seus comportamentos de compra e perfil psicográfico (gostos, costumes, personalidade, etc.). Assim, você consegue elaborar anúncios mais específicos e assertivos para seus clientes, oferecendo promoções e condições diferenciadas, como descontos maiores e brindes durante a data. 

Por outro lado, para aqueles que nunca compraram em sua loja virtual, uma boa dica é a de investir em anúncios e na divulgação de seus principais produtos com descontos agressivos, visando além da compra em si, um processo de fidelização a longo prazo.

Aumentar o engajamento de suas redes sociais

Falar de estratégias de marketing digital e não mencionar redes sociais é o mesmo que falar de Black Friday sem descontos não é mesmo? As redes sociais são as principais aliadas quando se trata deste assunto e podem ser utilizadas para os mais diferentes fins em sua estratégia.

Elaborar posts criativos e conteúdos de qualidade, deixando claro as principais informações e especificações de seu produto aumentam significativamente suas chances de retorno na Black Friday. Procure utilizar diferentes veículos de comunicação como Facebook, Instagram e Tik Tok para a produção desses conteúdos, atentando-se ao perfil de público de cada uma dessas redes e adaptando a linguagem e conceitos de suas campanhas para essas plataformas.

Por último, como você já deve ter percebido, planejamento é tudo. Comece a divulgar o conteúdo produzido pelos menos três semanas antes da Black Friday 2023. Dessa forma você já prepara os consumidores para reservar um dinheirinho para o que está por vir, além de criar expectativa sobre seus produtos e gerar um buzz não só em suas redes sociais, como nos das dessas pessoas também, afinal elas podem salvar, comentar e compartilhar suas postagens com outras pessoas, aumentando as chances de atrair mais clientes de maneira orgânica.

Criar anúncios específicos para a Black Friday

Parece óbvio falar sobre esse tópico, contudo, investir em anúncios específicos para a Black Friday não é somente colocar em suas campanhas algo como: “70% de desconto só hoje, hein? Não perca essa chance!”, em todos os produtos de sua loja. Claro que isso é importante, porém a maior parte dos anúncios são feitos dessa forma e acabam se tornando um, dentre muitos outros.

Por isso, é fundamental que seus anúncios possuam algum diferencial para que se destaquem da concorrência. Não somente isso, mas quanto mais canais diversos você utilizar, melhor será seu alcance. O Mídia Banco24Horas, por exemplo, possui mais de 4,4 mil telas instaladas acima de caixas eletrônicos em locais estratégicos por todo o Brasil para você criar sua campanha da maneira que quiser.

Em relação ao conteúdo em si da campanha, procure utilizar de sua criatividade, abordando conceitos que remetem à sua marca ou ramo de atuação de seu negócio. Um belo exemplo disso foi a ação que o McDonald’s realizou alguns anos atrás. No caso, a rede de fast-food criou uma hashtag chamada #blackfryday para anunciar que haveria refil de batatas fritas no dia da Black Friday. A criatividade do anúncio está no destaque da palavra “fry” que remete tanto ao fry de Black Fryday quanto a palavra fry, que em inglês significa frito, fazendo referência às batatas fritas. Diz, aí. Isso é bem mais criativo do que simplesmente colocar a chamada acima de 70% de desconto, não é mesmo?

IMAGEM BLOG MÍDIA

Além da ideia do jogo de palavras, também é possível observar que a marca deu bastante destaque a uma chamada rápida, compreensível e aos elementos visuais, atentando-se às cores e outros elementos de composição da imagem que remetesse à Black Friday. Por isso, especialmente em seus posts nas redes sociais, procure fazer algo semelhante, criando chamadas sucintas, que despertem a atenção do usuário e que priorizem uma boa experiência visual, com imagens de alta resolução e que estejam ligadas à sua imagem de marca e e-commerce.

Por fim, atente-se ao fato de que os anúncios não são uma poderosa ferramenta somente para a conversão de compra, mas também servem como ponto de contato inicial de futuros clientes (leads) com a sua empresa. Por isso, realizar esse trabalho de diferenciação e alto impacto com seus anúncios é extremamente importante

6. Defina seus canais de vendas na Black Friday

Se você possui apenas uma loja física e não faz uso de nada digital, já percebeu que não pode mais ficar só nessa, não é mesmo? Nos dias de hoje, ter uma presença online não é mais só um diferencial, mas sim uma necessidade diante da concorrência que há, especialmente no período da Black Friday. Por isso, definir seus canais de venda nesse meio é essencial para o sucesso de seu negócio. Caso esteja em dúvidas do que fazer, não se preocupe! Abaixo destacamos algumas opções, ressaltando suas vantagens e desvantagens:

Redes Sociais

Vantagens:

- Melhor porta de entrada para vendedores autônomos colocarem seus produtos na internet;

- Divulgação dos produtos da loja a custo zero;

- Meio e canal de vendas complementar às lojas virtuais;

- Ferramenta poderosa de envio de tráfego para lojas virtuais.

Desvantagens:

- Quem vende exclusivamente por redes sociais precisa de alguém acompanhando todo o fluxo de pedidos;

- Impede que operações maiores sejam realizadas;

- Não é possível fazer o pagamento do pedido dentro da rede social, sobrando poucas opções externas como o Pix e o depósito bancário. 

Tratando-se das melhores redes para divulgação, o Instagram e Facebook são as mais recomendadas.

Vantagens: 

- Compras efetuadas em todas as horas do dia, de segunda a domingo, sem que haja a necessidade dos pedidos passarem por alguém de sua equipe;

- Forma mais rápida e econômica de colocar uma loja virtual no ar;

- Não é necessário conhecimento técnico para a confecção do site. Qualquer pessoa consegue fazer sozinha uma loja virtual completa, com carrinho, integração com sistemas de pagamento e envio de pedidos.

Desvantagens:

- Cobrança de taxas ou porcentagens sobre as vendas (royalties) que variam de acordo com o serviço ou plano contratado.

Algumas plataformas de e-commerce que você pode contratar para a Black Friday incluem: Tray, Bagy Dooca e Nuvemshop.

Marketplace

Vantagens:

- Jeito mais fácil de anunciar seus produtos para um grande número de pessoas;

- Economia de tempo e dinheiro em esforços de marketing, já que toda a divulgação é feita pela plataforma. 

Desvantagens:

- Não existe a possibilidade de customizar a página da loja, já que você não é dono do marketplace em questão;

- Exigência de comissão da plataforma;

- Competição de concorrentes dentro do mesmo ecossistema.

Alguns marketplaces que você pode usar na Black Friday incluem: Americanas, Magazine Luiza, Amazon e Mercado Livre.

Independente de sua escolha, como você pôde ver, todos os três possuem seus pontos positivos e negativos. Por isso, o indicado é estabelecer uma estratégia multicanal, onde a deficiência de um é complementada pelo ponto forte de outro.

7. Preste atenção ao frete e prazo de entrega

Lembre-se que a Black Friday ocorre durante um período muito curto, onde grande parte das pessoas compram produtos não somente para si mesmos, mas tem a intenção de presentear outras por conta das festas de fim de ano. Dessa forma, é essencial que você dê uma atenção especial a esse ao frete e prazos de entrega, dando todo o suporte e informações necessárias para as pessoas saberem as informações de entrega, como valores, tempo de envio, meio de transporte entre outros.

Ademais, por se tratar de um processo logístico, é fundamental que você entre em contato com seus fornecedores e transportadores e tente negociar preços atrativos. Desse modo, você pode ofertar produtos com prazos mais rápidos e fretes mais em conta, o que são para grande parte das pessoas, fatores decisivos para a compra de produtos na Black Friday em 2023.

8. Faça um pré e pós atendimento excelentes

O período da Black Friday como você viu é bem curto e a demanda por produtos é bem alta, ou seja, o suporte e atenção que devem ser dados também aumentam bastante. Dessa forma, é essencial que você prepare toda sua equipe para esse dia, de modo a proporcionar a melhor experiência possível para seu cliente e evitar uma perda considerável de vendas por não entregar um bom atendimento. Uma experiência desagradável pode prejudicar a relação de seu cliente com sua empresa em compras futuras e, dependendo do quão grave tenha sido a situação, você até corre o risco de perdê-lo, e isso, você não vai querer de jeito nenhum. De acordo com Philip Kotler, um dos maiores especialistas do mundo na área de marketing, conquistar um cliente pode ser até 7 vezes mais caro do que mantê-lo. Então, quanto melhor for seu serviço de atendimento, oferecendo-o com agilidade e eficiência, maior será a taxa de satisfação de seus clientes nesta Black Friday.

Contudo, tão importante quanto o serviço de atendimento inicial é o de pós atendimento. As coisas não saem sempre como queremos e as chances de haver reclamações, dúvidas ou pedidos de trocas nos dias seguintes à Black Friday podem ocorrer com bastante frequência. Por isso, é imprescindível que você treine sua equipe para solucionar problemas voltadas a essas questões neste período pós-evento. Assim, você demonstra uma preocupação com seu cliente que pode fazer a diferença entre ele optar por você ou pelos seus concorrentes em compras futuras.

Ainda em relação ao atendimento prestado, uma boa dica para conferir se suas estratégias deram certo é enviar para seus consumidores uma pesquisa de satisfação da Black Friday. Assim, você obtém uma melhor compreensão do que pode ser melhorado em seu e-commerce, como a própria plataforma, seu portfólio de produtos, preço, etc. Com isso em mãos, você conseguirá se preparar melhor para a Black Friday do ano seguinte.

9. Tenha diversos meios de pagamento disponíveis para a Black Friday

Apesar de ser a opção mais utilizada, nem todos dispõe ou gostam de usar cartões de crédito para efetuar as compras durante a Black Friday. As pessoas são diversas, assim como seus hábitos e comportamentos de consumo. Tendo isso em mente, e considerando o cenário em 2023, procure oferecer outras opções de pagamentos como PIX, boletos bancários, cartões de débito e até mesmo alternativas como parcelamentos maiores e pagamentos em mais de um cartão. Quanto mais você diversificar seus meios de pagamento, mais vendas você terá na data!

10. Não cometa a chamada “Black Fraude”

Por último, mas não menos importante, não utilize a data para subir os preços e depois aplicar descontos. O famoso “tudo pela metade do dobro” é uma das ações que mais prejudicam a data e, ao fazer isso, consequentemente você só estará contribuindo para lesar a imagem de sua marca. Seja transparente, mesmo que você não consiga aplicar bons descontos em vários itens, faça promoções reais naqueles que são mais estratégicos.

E aí? Curtiu as dicas que trouxemos para você ter os melhores resultados? Então, comece agora mesmo o seu planejamento e conte com o Mídia Banco24Horas para divulgar suas ofertas na Black Friday 2023!

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