O que vender na Copa do Mundo 2022 para aumentar seu faturamento?
O evento mais esperado do ano chegou: saiba como o principal campeonato de futebol do mundo pode te ajudar a aumentar suas vendas!
O evento mais esperado do ano chegou: saiba como o principal campeonato de futebol do mundo pode te ajudar a alavancar suas vendas!
A bola vai começar a rolar na Copa do Mundo do Qatar de 2022 a partir do dia 20 de novembro. O primeiro jogo será Qatar e Equador no Estádio Al Bayt, em Al Khor, às 13h. Já o Brasil terá sua estreia no dia 24 de novembro, encarando a Sérvia às 16h. Analistas esportivos do mundo inteiro colocam nossa seleção como uma das favoritas a levar a taça para casa. O time, que tem em seu elenco nomes de destaque como Neymar Jr, Rodrygo, Richarlison e Casemiro, passou pelas Eliminatórias invicto. Se conquistar o título, será o primeiro país a ser hexacampeão, já que foi vencedor em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Mas os brasileiros que devem ficar satisfeitos com seu desempenho no evento esportivo não devem ser apenas os jogadores. A Copa do Mundo promete trazer um aquecimento na economia nos próximos dias: de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a competição trará uma movimentação de R$ 1,48 bilhão em comércio e serviços no nosso país. Se a projeção se mostrar verdadeira, o mercado varejista brasileiro juntamente com o setor de serviços registrará um faturamento 7,9% maior se comparado com a Copa de 2018, realizada na Rússia e que movimentou R$ 1,37 bi. Um dos produtos que provavelmente crescerá em vendas deve ser o de televisores, visto que muitos torcedores estão ansiosos para renovar seus aparelhos e assim, assistirem as partidas com a melhor qualidade de imagem possível. Esse eletrodoméstico deve injetar por volta de R$ 544,5 milhões no comércio brasileiro.
O empreendedor que deseja aumentar seu faturamento sabe que essa é uma ótima época para inovar em produtos, métodos e marketing. A paixão pelo verde e amarelo toma conta dos corações da população e até aqueles que não são tão fãs de futebol, aprendem nomes de jogadores e ficam atentos para os resultados das partidas. Afinal, é um campeonato que só acontece a cada quatro anos, não é mesmo? Pensando nisso, o Banco 24 Horas separou algumas dicas de produtos e serviços que donos de pequenos, médios e grandes negócios podem oferecer na Copa do Mundo e comemorar os gols da seleção, enquanto aumentam suas vendas.
Comidas e bebidas
O setor gastronômico é um dos que mais fatura durante a Copa do Mundo, principalmente bares e restaurantes. É costume de diversas pessoas assistir as partidas da seleção brasileira em seus estabelecimentos preferidos enquanto bebem e comem petiscos com a família. Investir em promoções como descontos em determinados produtos a cada gol do Brasil, realizar “bolões” que irão premiar aqueles que acertarem resultados de jogos ou até mesmo dar uma cerveja ou alguma outra bebida de graça para quem for até o local utilizando as cores nacionais são formas de atrair público que está interessado em economizar e assim, fidelizar clientes que devem voltar mais vezes.
Além disso, pratos e bebidas personalizados com cores da seleção brasileira podem chamar muita atenção de fãs do esporte, principalmente se forem divulgados de forma atrativa em suas redes sociais. Um cardápio de lanches especial com ingredientes típicos dos países que estão na disputa pela taça também costuma ser bem chamativo e promete até gerar mídia espontânea para seu empreendimento.
Roupas e acessórios
Copa do Mundo precisa ser acompanhada com trajes especiais, né? Não dá para assistir a um jogo da seleção brasileira usando qualquer roupa. É por isso que nessa época, crescem as vendas de todo tipo de vestimenta que seja personalizada com as cores do Brasil: camisetas, calças, bermudas, chinelos, jaquetas, croppeds etc. Até acessórios costumam ser muito visados pelos fãs mais aficionados do esporte, como chapéus, toucas, óculos, perucas, bonés e tintas faciais das cores verde e amarela.
Investir nesses produtos é uma boa jogada de marketing principalmente para atrair o público infantil, que se diverte com a temporada de jogos por conta da quebra de rotina que a Copa do Mundo causa. Donos de pequenas mercearias podem passar a vender esses produtos e de preferência, posicioná-los próximo a entrada do estabelecimento, para atrair a atenção do público da rua e assim, convidá-lo a entrar no negócio. Proprietários de bancas de jornal também devem considerar a comercialização desses itens para atrair principalmente os consumidores que estiverem à procura de figurinhas para seus álbuns.
Itens personalizados e produtos de torcida
Capinhas de celular personalizadas com cores da seleção brasileira ou imagens de jogadores pipocam de vendas durante a Copa do Mundo. Na intenção de renovar suas proteções para seus aparelhos, diversos torcedores nesse período do ano, priorizam adquirir capinhas que combinem com o campeonato mundial. Chaveiros e porta-retratos que contenham elementos ligados a bandeira do Brasil ou ao futebol não ficam de fora da imensidão de produtos que podem ser comercializados durante a Copa.
Itens para torcedores fanáticos também são sucesso. Quem já viveu intensamente uma Copa do Mundo sabe que gol do Brasil não se comemora de maneira tradicional, com apenas um grito ou um abraço na pessoa que está assistindo à partida ao seu lado. Essa comemoração em tempos de Copa é acompanhada de muito barulho. Por isso, vale a pena investir na venda de produtos como buzinas, cornetas, vuvuzelas, apitos e lança confetes. Bandeiras do Brasil de todos os tamanhos também são excelentes produtos para serem vendidos em meio ao campeonato mais popular do planeta, juntamente com outros objetos que costumam estar na mão de inúmeros torcedores durante os jogos, como por exemplo, copos, canecas e pratos personalizados com as cores do nosso país.
Essas são apenas algumas dicas de produtos e serviços que devem te ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio durante a Copa do Mundo de 2022. O importante é sempre utilizar a criatividade e principalmente a ética para fazer vendas inteligentes e que beneficiem todos os seus clientes. Promoções e lançamentos de novos produtos podem fazer a diferença no seu empreendimento e renovar sua carteira de clientes, mas para isso acontecer você precisa divulgar sua empresa de maneira eficiente. Clique aqui e aprenda mais sobre o marketing de conteúdo e como ele pode te aproximar ainda mais do seu público.
Boas vendas e pra cima deles, Brasil!