Como abrir uma franquia?
Quer empreender, mas não sabe por onde começar? Saiba como abrir uma franquia e aproveite as vantagens desse negócio.
Franquias. Dentre vários modelos de negócios, este é um dos mais buscados pelos brasileiros nos últimos anos. Ideal para empreendedores de primeira viagem que, mesmo não tendo uma grande experiência com gestão de negócios ou um capital inicial alto, as franquias são uma boa opção para quem pensa em empreender, afinal, este modelo tem se mostrado estável até mesmo em tempos de crise.
O que é franquia?
Franquia é uma estratégia de negócios onde o detentor de uma marca / empresa (franqueador) cede os direitos de uso e know-how de sua companhia para um franqueado, que para poder usufruir desses benefícios, precisa se comprometer com uma série de exigências por parte do franqueador, como padronizações na marca e serviços prestados, pagamento de taxas e a destinação de uma participação mensal do seu retorno financeiro para a franqueadora, os famosos royalties.
Apesar dessas exigências, ao adquirir uma franquia, o empreendedor compra não somente o direito de uso da marca, mas todo o modelo de negócios estabelecido pela franqueadora e sua estrutura de suporte, como treinamentos, procedimentos técnicos, lista de fornecedores, entre outras coisas. Como resultado, os investidores apostam em uma marca estruturada, com um forte valor agregado, ao passo que gerem sua unidade em compromisso às normas da franqueadora.
Agora que você já sabe um pouquinho sobre as franquias, que tal ver alguns pontos importantes a considerar antes de abrir uma? Então, vamos lá?
1. Invista em algo que goste de verdade
Infelizmente esse é um erro muito comum entre os empreendedores de primeira viagem que desejam ter uma franquia. Como há diversas opções de franquias interessantes e com uma boa rentabilidade, isso acaba gerando uma confusão entre alguns empreendedores que ficam perdidos diante de tantas opções. Por isso, é essencial que você avalie seu perfil de investidor e identifique qual modelo de franquia mais se adequa a você. Muitas relações entre franqueador e franqueado não dão certo por conta disso.
Por isso, faça uma análise minuciosa de sua personalidade e veja como ela se relaciona ao perfil da franquia que está interessado. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de se relacionar com outras, talvez o modelo ideal para você seja de franquias que tenham um maior contato com o público, como lanchonetes, lojas de roupas, perfumarias, entre outros. Já se possui um perfil mais reservado, talvez alguns modelos que possuem pouco ou nenhum contato com o público, como serviços de entrega e de autoatendimento, vide alguns mercados, cinemas e lavanderias, podem ser a opção certa para você.
Independente de sua escolha, tenha em mente que o mais importante nisso tudo é buscar uma franquia na qual você se sentirá realizado. Claro que o retorno financeiro é importante para o funcionamento e manutenção do negócio, porém o que realmente fará você levantar da cama de manhã é a paixão por operá-lo.
2. Procure saber o máximo sobre a franquia que está interessado
Agora que identificou o segmento de franquia que está interessado, é importante que você se atente a todos os outros pontos relevantes do negócio. Há inúmeros casos de franquias que surgiram e sumiram da noite pro dia. Talvez, o exemplo mais famoso disso seja das paletas mexicanas. Quem não se lembra da febre que esses picolés recheados tiveram alguns anos atrás? Contudo, do mesmo modo que vieram, eles foram embora. inúmeras franquias surgiram com a proposta de vender esses sorvetes, porém poucas resistiram ao passar do tempo.
Por isso, antes de sair investindo na primeira franquia que aparecer na sua frente com uma oferta irresistível, pare e analise a história e estrutura da marca. Faça uma visita até a franqueadora e veja com os próprios olhos toda a operação necessária para tirar o negócio do papel. Questione sobre os processos de suporte da franqueadora para com o franqueado, como o treinamento dos funcionários é realizado, de que forma eles compartilham o know how e conhecimento técnico que possuem, quantas unidades da marca existem atualmente, quais são franquias e quais não são, quantas fecharam ou foram revendidas e o porquê disso, entre outras.
3. Converse com outros franqueados
Tão importante quanto conhecer a franqueadora é saber a opinião dos franqueados. Afinal, eles já estão onde você pretende chegar e, procurar conhecer a opinião deles sobre a marca, pode trazer informações muito valiosas para sua eventual decisão. Para que você tenha uma opinião mais ampla do todo, é importante que você converse com franqueados que se encontram em diferentes estágios do negócio. Para facilitar sua busca, você pode separá-los em quatro grupos:
Franqueados em fase de implementação: este grupo é de suma importância para seu processo de escolha, uma vez que ele é o que está mais próximo de você, já que sua franquia também está nos estágios iniciais. Geralmente, os franqueadores são atenciosos nessa fase, mas há alguns casos em que os franqueados passam por problemas. Por isso, é importante conversar com muitas pessoas que se encontram nesse estágio para tomar uma melhor decisão.
Franqueados há alguns meses: a principal contribuição dos franqueados que se encontram nesse estágio é a percepção que eles têm do suporte da franqueadora depois de terem aderido à ela. Se a franqueadora não dá a mesma atenção como antes, é um indício bem forte de que ela não auxilia seus franqueados como deveria e, por isso, o recomendável é descartá-la.
Franqueados há mais de um ano: O período de um ano é ideal para identificar grande parte das coisas que podem acontecer em uma franquia. Problemas, conquistas, relações entre franqueador e franqueado, enfim. O franqueado que se encontra nessa fase já possui uma boa experiência dos processos e administração da franquia. Ele poderá dizer com mais segurança se a franqueadora assumiu um compromisso em auxiliá-lo, mantendo um bom padrão de suporte ou não.
Ex-franqueados: Por último, também é importante saber a opinião daqueles que já tiveram a franquia em algum momento. Provavelmente a opinião desse grupo não será muito favorável à franqueadora. Mas, independente de qual tenha sido o motivo do fechamento do negócio, a opinião deles também pode ser de grande valia para você.
4. Analise o investimento, gastos e retorno
A maior parte dos empreendedores analisam uma franquia pelo lucro e investimentos necessários para implementá-la. Por isso, seja criterioso, crie uma planilha separando todos os processos e valores necessários para tirar a franquia do papel. Liste materiais, equipamentos, gastos com recursos humanos, estrutura, entre outros. Faça análises de cenário, considerando hipóteses negativas e positivas e projetando quando seu investimento começará a dar retorno.
Preste atenção também às exigências das franqueadoras, como escolha específica de fornecedores ou equipamentos. Se o grau de imposição dela for alto, você pode acabar saindo no prejuízo ao ter que comprar algo que está mais caro do que pode arcar no momento. Por isso, reavalie constantemente se a franquia que está analisando é a opção ideal, se não, talvez seja melhor avaliar outra do mesmo ramo.
E aí? Gostou de saber mais sobre as franquias e o que considerar na hora de investir nelas? Se sim, então alimente ainda mais esse espírito empreendedor com nosso artigo 7 modelos de negócios para você que está pensando em empreender.