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Esquenta Black Friday: sete tipos de promoções para você fazer

Quer arrasar nas vendas antes mesmo da data oficial da Black Friday? Confira como você pode criar diversos tipos de promoção.

7 tipos de promoções que você pode fazer na black friday
7 tipos de promoções que você pode fazer na black friday

O mês de novembro está chegando e com ele, uma data muito especial para todos os empreendedores do Brasil. A Black Friday, um dos maiores eventos comerciais do ano, e a oportunidade perfeita para você ganhar uma boa grana e ainda, ampliar sua carteira de clientes ao realizar boas promoções e descontos que atraiam os olhares (e os bolsos) de potenciais compradores.

Mas, você já parou para pensar que todos os comerciantes estão de olho nessa data? Então, quais estratégias e ofertas você deve utilizar para garantir que terá um bom retorno? Como seus clientes e demais consumidores reagirão a esses descontos? 

A primeira dica que queremos te dar é: Não espere a Black Friday chegar para alavancar suas vendas. De olho nas metas do segundo semestre, o ideal é se antecipar a essa data e fidelizar os clientes criando um esquenta ou pré Black Friday.

O “esquenta” Black Friday nada mais é do que uma antecipação das ofertas e promoções. Com isso, você garante que clientes dispostos a comprar nessa época e ansiosos pelos descontos ou com necessidade de compra imediata, privilegiem comprar de você, uma vez que ele já encontrou o que procura pelo preço especial que a data oferece.

Planeje-se com antecedência, verifique estoques, faça um plano estratégico e antecipe as divulgações de suas ofertas, ampliando assim as chances de aumento de vendas antes mesmo do mês de novembro.

Bom, agora que você já recebeu nossa dica de ouro, trazemos sete tipos de promoções que você pode criar no esquenta Black Friday e também durante todo o período. Confira.

1. Frete grátis

Talvez o mais óbvio dessa lista, o frete grátis é uma das vantagens mais requisitadas pelos consumidores na Black Friday. Claro que, para utilizar essa estratégia, é imprescindível que você revise os custos que terá com a entrega, considerando se consegue arcar com isso ou não. 

Caso veja que seu negócio não possui condições de realizar o frete gratuito para todos os produtos de sua loja, não se desespere! Há diversas ações que você pode realizar e ainda ter um bom retorno nessa Black Friday. Você pode limitar o frete grátis para determinados produtos que julgar mais vantajosos, por pedidos a partir de um determinado valor, por segmentação geográfica ou ainda, por clientes que costumam comprar em sua loja, a partir de um programa de fidelização.

2. Desconto progressivo

Este tipo de promoção funciona de uma forma bem simples. Quanto mais produtos o consumidor adquire, maior o desconto que ele terá no valor total da compra. Por exemplo: se ele levar dois itens, o desconto aplicado é de 10%, já se ele levar três, o desconto passa a ser de 20%.

O desconto progressivo também pode ser por determinada período, visando garantir uma recompra. Dessa forma, quem comprou no esquenta Black Friday nos meses de setembro ou outubro, poderá efetuar uma nova compra em novembro ainda com desconto.

Você pode utilizar essa estratégia tanto para a compra de produtos distintos, quanto para aqueles de uma mesma categoria, sendo este último caso indicado para bens de uso recorrente, como itens de limpeza, higiene pessoal e determinados alimentos.

Assim, o desconto progressivo pode ser a estratégia ideal para seu negócio, já que as compras feitas por cada cliente geram um valor maior ou uma recompra, maximizando suas vendas.

3. Desconto percentual

Quando se fala de estratégias promocionais, com certeza esta é uma das mais conhecidas e utilizadas. O desconto percentual nada mais é do que a aplicação de um percentual de desconto em determinado produto.

Durante a Black Friday você pode utilizar essa estratégia de forma mais agressiva, contemplando todos os produtos de sua loja, ou, se preferir, de forma mais direcionada, focando em determinadas categorias ou produtos, levando em conta alguns critérios importantes como taxa de saída e produtos parados em estoque que precisam ser desafogados por exemplo.

4. Desconto por forma de pagamento

Outra boa promoção que seu negócio pode oferecer nessa Black Friday é a de um desconto para compras feitas em formas de pagamento específicas de acordo com sua estratégia de vendas.

Por exemplo, se você deseja ampliar o número de compras à vista, pode aplicar uma porcentagem de desconto para os pedidos feitos por Pix. Por outro lado, se você identificar que grande parte de seus consumidores compram por boleto, talvez seja uma boa ideia aplicar algum desconto para esse meio nessa Black Friday.

5. Cupom de desconto

Sendo uma das estratégias mais versáteis, esse tipo de desconto é ideal para realizar no esquenta Black Friday, visto que podem ser feitos de forma segmentada, para públicos distintos de sua marca. Você pode, por exemplo, criar um cupom exclusivo para clientes novos, estimulando-os a realizarem a primeira compra em seu site, para clientes fiéis, agradecendo por comparem com frequência em sua loja e até para os que deixaram de comprar, oferecendo um desconto especial para que retornem.

Ademais, também é possível fazer parcerias com sites que trabalham com a divulgação de cupons. Sendo muito populares entre aqueles que desejam economizar, estes sites recebem um grande volume de acessos, especialmente durante a Black Friday, sendo um excelente canal de divulgação para seus produtos.

6. Promoção relâmpago

Esta é uma das promoções que mais funcionam durante o período de Black Friday. A promoção relâmpago nada mais é do que a ação de criar o senso de urgência nos consumidores, ao realizar promoções e descontos que têm um tempo determinado de duração.

Ao se antecipar a data, criando um esquenta Black Friday, é possível avaliar o resultado da promoção relâmpago e preparar novas ofertas para o mês de novembro, gerando expectativa nos clientes, e levando-os a ficarem de olho em suas próximas divulgações.

Você pode aplicar descontos em um produto ou categoria a cada dia, horário ou período de tempo que desejar, de acordo com o comportamento de compra de seus clientes. Dessa forma, você divide suas promoções por um tempo maior e estimula comportamentos vantajosos para seu negócio por parte de seus clientes, como as compras por impulso, já que, ao verem uma oferta por tempo limitado, farão de tudo para aproveitá-la.

7. Combos promocionais

Essa é uma estratégia muito utilizada para aqueles produtos que são complementares, como por exemplo, lâminas e espumas de barbear, videogames e jogos, peças de roupas, entre outros. Os combos promocionais são conjuntos de produtos que, ao serem comprados juntos, possuem um valor inferior ao que teriam se fossem adquiridos individualmente.

Bem parecido com o desconto progressivo, essa estratégia também tem a finalidade de estimular o comprador a adquirir um número maior de produtos. Então, se seu portfólio de produtos é, em grande parte, de bens complementares e você tem como objetivo aumentar o ticket médio de seu negócio nessa Black Friday, o combo promocional é a estratégia promocional ideal para você.

Gostou de saber das promoções que você pode utilizar nessa Black Friday? Então chegou a hora de você colocar em prática e pensar no seu plano de divulgação.

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