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Como integrar online com offline e impulsionar os seus negócios?

Qualquer pessoa que se interesse por tecnologia e acompanha as suas tendências, provavelmente sabe da importância de integrar online com o offline em qualquer estratégia de negócios.

 Como integrar online com offline e impulsionar os seus negócios?
Como integrar online com offline e impulsionar os seus negócios?

Como integrar online com offline e impulsionar os seus negócios?

Qualquer pessoa que se interesse por tecnologia e acompanha as suas tendências, provavelmente sabe da importância de integrar online com o offline em qualquer estratégia de negócios.

Na história, o desenvolvimento dos smartphones iniciou uma nova era na sociedade, onde as pessoas passaram a ter os meios digitais mais presentes no dia a dia. E, hoje em dia, com a transformação digital acelerada ainda mais com a pandemia, um termo/conceito passou a ser mais inevitável para todos: o phygital.

O que significa essa palavra? Qual a sua relação com a integração do online com o offline? Como aplicar tudo isso na prática? Vamos explicar tudo para você. Acompanhe este artigo.

O que é phygital?

O phygital é, justamente, integrar online com o offline. Como o nome sugere, é a combinação entre o espaço físico (physical) com o digital, em que, juntos, elevam o nível de experiência de uma pessoa com uma marca, tornando tudo mais satisfatório.

O QR code é uma tecnologia que pode ser citada como um exemplo de aperfeiçoamento de experiência. Em uma propaganda de mídia offline, as pessoas podem acessar informações sobre um determinado produto ou serviço apenas usando seu smartphone, por meio dessa ferramenta.

Por que integrar online com offline é tão importante?

Primeiro, temos que destacar que é muito difícil uma empresa, hoje em dia, operar apenas em um campo, seja físico ou digital. Sim, pode ser possível, mas muito difícil, se considerarmos o mercado atual cada vez mais competitivo e as empresas pesquisando tendências para não ficar para trás. Sendo assim, garantir que uma empresa ofereça diferentes abordagens é essencial para as estratégias de marketing e experiência.

Além da competitividade de mercado, os consumidores também estão cada vez mais exigentes. Ou seja, mais do que um bom produto ou serviço oferecidos por uma marca, a experiência precisa ser satisfatória, em todos os sentidos, e isso inclui uma boa navegação em um site, o impacto causado por um anúncio de marketing, bons conteúdos nas redes sociais, entre outros inúmeros fatores.

E, para criar essas estratégias assertivas, é preciso que a empresa conheça o seu público, seus valores estruturais e o que querem entregar para os clientes.

O phygital é um conceito que irá permanecer no mercado por muito tempo. Portanto, o futuro da experiência do consumidor está justamente nessa combinação, de integrar online com offline, cada um com suas particularidades, mas com seus grandes potenciais de impulsionar o sucesso de um negócio.

Quem é o consumidor do momento?

Já que acabamos de falar sobre a mudança de comportamento do consumidor, que tal entendermos isso com mais detalhes? Separamos as principais características que um negócio deve se atentar, independentemente do público-alvo. Confira:

Busca estar sempre informado

Normalmente, quando um consumidor entra em uma loja, seja ela física ou virtual, ele já fez uma pesquisa prévia sobre a marca e os produtos e/ou serviços que ela oferece.

Nesse processo, ele também já visualizou as diferentes opções também de seus concorrentes, leu comentários que as pessoas fizeram a respeito e elegeu as melhores para testar pessoalmente e avaliar quais, de fato, ele(a) realmente vai querer. Claro que pode acontecer de alguém cair de paraquedas em uma loja, sem pesquisas prévias. No entanto, isso acontece com uma frequência muito menor.

Ocupado no dia a dia

Mesmo com a transformação digital facilitando a rotina das pessoas, o tempo é algo muito precioso. Cada vez mais afazeres vão surgindo em diferentes âmbitos, seja profissional, relacionamentos, afazeres domésticos, entre outros exemplos, que tornam a necessidade de ganhar tempo cada vez maior.

Querem tudo de forma imediata

Quando uma empresa deixa seu cliente esperando, isso demonstra ineficiência para as pessoas. Até mesmo um site que demora pra carregar desagrada um usuário. Portanto, a agilidade é um ponto crucial aos negócios.

Podem trocar facilmente de marca

Hoje em dia, os consumidores não são mais fiéis apenas com uma marca. Se o preço muda, ou a qualidade não se mantém, entre outros fatores, as pessoas trocam de marca com uma grande facilidade. Isso não se aplica a determinados serviços, como bancos, que exigem um relacionamento mais forte com os seus contratos.

3 dicas de como integrar online e offline

Abaixo, separamos algumas dicas para você colocar em prática. Confira:

1) Aplique a estratégia omnichannel

O omnichannel consiste na pluralidade de canais de uma marca, que estão todos interligados simultaneamente, proporcionando uma experiência com mais comodidade aos clientes. Esse pode ser um grande diferencial de mercado em relação aos concorrentes.

Imagine a seguinte experiência: em uma loja física, uma pessoa vai ver um produto em específico, mas acha que é melhor não levar naquele momento, pois tem um compromisso logo em seguida.

Para isso, ele utiliza o QR Code que está na prateleira e finaliza sua compra pelo smartphone, para ser entregue em sua casa. Tudo isso com o atendimento personalizado dos vendedores. Não é uma experiência diferenciada?

2) Conheça o seu público-alvo

Independentemente do porte, setor e atuação do negócio, é essencial que ele saiba quem é o seu cliente. Saiba quais são as suas necessidades, dores, desejos, seus hábitos e você saberá o momento e a maneira certa de oferecer a sua solução que irá fazer a diferença para o(a) cliente.

Para isso, você pode colher informações em formulários, que podem ser tanto online quanto offline. Veja os feedbacks sobre o seu produto ou serviço e considere também os comentários que as pessoas deixam nas publicações de suas redes sociais e na caixa de entrada.

3) Propaganda off integrado ao on e vice-versa

Há um tempo, com a ascensão da tecnologia, a mídia offline, como o OOH (Out-Of-Home) e o DOOH (Digital-Out-Of-Home), era menos presente nas campanhas de marketing das empresas, por sua mensuração ser mais difícil do que o online, que conta com diferentes plataformas de métricas e indicadores.

No entanto, a tecnologia também impactou essa área, que, nos últimos anos, voltou a ter um crescimento notável no mercado publicitário. Hoje em dia, é possível mensurar as campanhas que envolvem mídia offline a partir de plataformas online, assim como utilizar os insights do marketing offline nas estratégias digitais. Essa integração se tornou uma ferramenta fortíssima para os negócios, e impacta diretamente em seu resultado final.

Nós desenvolvemos um guia completo, onde explicamos detalhadamente sobre os anúncios de conversão e como integrar online e offline nestes casos. Confira, clicando aqui.

Além disso, convidamos você a conhecer o Mídia Banco24Horas. Presente em mais de 100 cidades brasileiras, nós possuímos uma plataforma de mídia DOOH, que se baseia na integração da exibição de produtos do Banco24Horas com anúncios publicitários nos monitores full HD instalados no topo dos caixas eletrônicos.

Todos os dias, são milhares de pessoas atingidas por essas propagandas. Portanto, essa pode ser uma ótima alternativa para adicionar em sua estratégia de marketing, com integração do online com o offline.

Conheça mais, acessando nosso site e entrando em contato conosco agora mesmo.

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