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Empreendedorismo por necessidade: dicas para transformá-lo em oportunidade

Ao contrário do empreendedorismo por oportunidade, não é feito de maneira planejada nem depende de vocação do empreendedor. Conheça mais sobre esse assunto!

Empreendedorismo por necessidade
Empreendedorismo por necessidade

Existe uma grande probabilidade de que você tenha ou conheça alguém que tem seu próprio negócio, seja uma barraquinha de cachorro-quente ou uma pequena mercearia ou até mesmo uma empresa com algumas dezenas de funcionários. Fato é que, muitas vezes, as pessoas decidem começar a empreender não por decisão própria, por enxergarem alguma oportunidade de mercado ou por terem esse sonho de trabalharem ser ter chefe. Grande parte dos negócios que são abertos no país advém de uma real urgência em conseguir recursos financeiros quando não existe mais a esperança de se arranjar um emprego tradicional na sua área de formação. Quando algum indivíduo empreende em uma situação desse tipo, chamamos de empreendedorismo por necessidade.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) feita em 2021 mostrou que 48,9%, ou seja, praticamente 1 a cada 2 dos novos negócios no país, são abertos por necessidade de aumento de faturamento mensal na vida de uma pessoa ou de uma família, ou por falta de oportunidades no mercado de trabalho. Por mais que o índice seja muito alto, ele já foi maior: em 2020, o número de empreendedores por necessidade era de 50,4%. A queda, segundo o Sebrae, é decorrente da melhora no mercado de trabalho após a volta do funcionamento normal da economia que ocorreu com a campanha de vacinação da Covid-19 e diminuição nos números da doença.

O empreendedorismo por necessidade ficou ainda mais evidente durante a quarentena imposta na pandemia de Covid-19. Visando evitar a proliferação do vírus, comércios, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos foram temporariamente fechados e eventos foram cancelados, o que fez com que profissionais de diversos ramos da sociedade ficassem perdidos já que sua remuneração dependia do funcionamento normal da economia. Na urgência de continuar trazendo recursos financeiros para casa, presenciamos o surgimento de pequenas empresas de delivery de comida, comandadas por pessoas que nunca tiveram nenhum envolvimento com essa área.

Hoje, todos os segmentos da economia já voltaram a funcionar normalmente, já que a grande maioria da população está devidamente vacinada e os números da pandemia já estão bem melhores. Felizmente, em um país em que já vimos UTIs lotadas e altos níveis de contaminação, a Covid-19 está aos poucos deixando de ser um grande problema. Entretanto, o empreendedorismo por necessidade continua sendo uma realidade, já que muitas pessoas ainda não conseguiram se realocar no mercado de trabalho, mulheres são diariamente demitidas após terem engravidado, dívidas surgem e acendem a necessidade de aumento de faturamento etc. Por isso, separamos algumas dicas para o empreendedor que se encaixou nessas características e quer ter sucesso com seu negócio.

Escolha uma área do seu interesse

Já que a necessidade de empreender surgiu, que pelo menos ela seja o mais prazerosa possível. Não vale a pena apostar em uma área de negócios com a qual você não se identifica só por estar no auge ou porque um conhecido obteve sucesso com ela. Trabalhar em um ramo que você conheça e tenha habilidades irá te influenciar a se dedicar ainda mais, evitando a estagnação e uma possível desistência. 

Aprenda mais

Por mais que seu negócio tenha surgido da noite para o dia, não deixe que esse “susto” faça com que seu empreendimento seja mal estruturado ou feito no desespero. É sempre muito importante correr atrás de informação sobre seu nicho de atuação, suas oportunidades, riscos, concorrentes etc. 

Logo, para enfrentar o mínimo de dificuldades em meio a essa nova etapa profissional da sua vida, procure acompanhar podcasts, vídeos e perfis especializados em empreendedorismo para te orientar nessa jornada. Cursos online, workshops e palestras também são excelentes oportunidades de aprendizado para comandar seu negócio, ainda que ele seja pequeno. Aproveite e procure conhecer também plataformas que te auxiliem como empreendedor, como por exemplo o Canva, site gratuito de criação de artes que pode te ajudar na divulgação do seu empreendimento, WhatsApp Business, que facilita e organiza a sua comunicação com o cliente etc.

Não veja como algo temporário

É comum em casos de empreendedorismo por necessidade, que o empreendedor não tenha vontade de dar continuidade ao seu negócio após se estabelecer financeiramente. Um profissional formado em determinada área que só está empreendendo por não ter conseguido se realocar no mercado de trabalho, deseja voltar a atuar no seu segmento o mais rápido possível. Porém, esse tipo de visão costuma atrapalhar o desempenho de um negócio.

O ideal é que você se dedique verdadeiramente ao seu novo empreendimento, mesmo sabendo que ele não surgiu por uma vontade real da sua parte. Olhar seu negócio como algo temporário que futuramente será descartado fará com que você empurre com a barriga e cometa erros que possam te fazer perder dinheiro. Por isso, a necessidade de se empreender em algo que realmente te traga prazer para que a experiência seja satisfatória.

Anuncie sua empresa

A propaganda é a alma do negócio. Provavelmente, você já ouviu muito essa freasse e deve considerar até como um clichê, porém, é uma realidade. Para que seu empreendimento prospere, é preciso que as pessoas saibam que ele existe. A publicização do seu serviço pode ser feita de inúmeras maneiras e irá depender de quanto de recursos você tem disponível para investir nessa área. Espaços como stories do Instagram e status do WhatsApp são boas formas de começar para atingir o público que está a sua volta, como familiares e amigos que podem ter interesse em virarem clientes. Mas não dá para se reduzir a isso.

Conheça seu público-alvo e entenda em quais locais vale a pena anunciar seus serviços. O ideal não é atirar para todos os lados, mas sim, direcionar seus esforços para meios nos quais você sabe que trarão resultados. Lembre-se sempre de fazer investimentos em propaganda que estejam dentro do seu orçamento para evitar endividamentos e ter o retorno esperado. Clique aqui e aprenda sobre mídia paga, quais os primeiros passos que você precisa dar para anunciar a sua empresa e entenda de vez como o Banco 24 Horas pode te ajudar nessa nova etapa da sua vida financeira. Boas vendas!

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