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9 tendências que vão redefinir o varejo em 2025

Conheça as principais tendências do varejo para 2025.


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9 tendências que vão redefinir o varejo em 2025

Se você é varejista, sabe que o varejo está em constante transformação, sendo impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças no comportamento do consumidor e nas formas de se conectar com o público.  

O ano de 2025 promete ser um marco para o setor, com tendências que desafiam o que está sendo feito e abrem portas para experiências mais imersivas e conectadas.  

Hoje, vamos explorar as 9 tendências que você precisa ficar de olho para se preparar para o futuro do varejo. Vamos nessa? 

1. Personalização baseada em dados 

O uso de big data e inteligência artificial vai além do simples mapeamento de preferências. Em 2025, o consumidor espera interações que compreendam profundamente suas necessidades e desejos, adaptando não apenas ofertas, mas também a experiência de compra em si.  

Desde vitrines digitais que mudam conforme o perfil do cliente até campanhas publicitárias em DOOH (digital out-of-home) segmentadas em tempo real, a hiper personalização será a norma a partir do próximo ano. 

2. Lojas conectadas e experiência figital 

A integração do físico com o digital (figital) ganhará novas dimensões. Imagine lojas onde o cliente pode experimentar roupas em realidade aumentada, escanear produtos para receber detalhes técnicos ou concluir uma compra usando reconhecimento facial. Parece coisa do futuro, mas isso está cada vez mais perto de acontecer.  

Enquanto isso, as mídias DOOH já desempenham um papel importante ao trazer interatividade para o ponto de venda, conectando o ambiente físico ao mundo digital de forma fluida e garantindo uma experiência completa para os clientes.  

3. Sustentabilidade no centro da estratégia 

Os consumidores estão mais atentos ao impacto ambiental de suas escolhas. Em 2025, marcas que adotarem práticas transparentes e sustentáveis estarão à frente. Isso inclui desde o uso de materiais recicláveis até a promoção de economia circular e isso não vale apenas para grandes marcas, viu?  

Mesmo no pequeno varejo, isso se traduz em embalagens eco-friendly, fornecedores comprometidos com a preservação do meio ambiente, logística reversa (como marcas de roupa slow fashion, por exemplo) e comunicação visual que destaque essas iniciativas. 

4. Pagamentos invisíveis e transações sem contato 

O tempo do consumidor é precioso, e em 2025, tecnologias como reconhecimento facial e pagamentos por aproximação estarão ainda mais integrados. "Pagamentos invisíveis" permitirão que o cliente entre e saia de lojas sem passar pelo caixa, enquanto plataformas digitais personalizadas ajudam a manter tudo integrado.  

5. A revolução das Mídias DOOH 

As telas digitais em ambientes externos, como shoppings, supermercados, rodoviárias e outros espaços urbanos movimentados, ganham novas funcionalidades. Mais do que exibir propagandas, elas se tornam interativas, rapidamente personalizáveis e integradas ao comportamento do consumidor em tempo real.  

No Brasil, o Mídia Banco24Horas já atua com essa transformação ao disponibilizar milhares de telas espalhadas pelo país. Elas se conectam diretamente com o público, criando oportunidades para campanhas segmentadas e de alta visibilidade. 

6. Economia da experiência 

Os consumidores buscam não apenas produtos, mas histórias e emoções que os conectem às marcas. Espaços instagramáveis, experiências imersivas com realidade virtual e um bom storytelling no ponto de venda estão em alta.  

A mídia DOOH também é uma aliada poderosa nesse contexto, ao criar mensagens que dialogam diretamente com os valores e desejos do público, chamando-o para dentro da loja.  

7. Varejo de bairro e consumo local 

Enquanto o varejo digital avança, há também um movimento contrário de valorização do comércio local. A humanização do consumo ganha força, com consumidores preferindo marcas que conhecem sua comunidade e se preocupam com suas necessidades.  

Para o varejo, isso significa abraçar estratégias hiperlocais, incluindo o uso de mídias como o Mídia Banco24Horas, que é capaz de atingir públicos segmentados em regiões específicas. 

8. Tecnologia como diferencial competitivo 

Da Internet das Coisas (IoT) à automação de processos internos, a tecnologia será essencial para ganhar eficiência e oferecer experiências de alta qualidade no varejo. Chatbots e QR codes são apenas a ponta do iceberg em um mundo onde a inovação é o diferencial. 

9. Collabs como estratégia de crescimento 

A colaboração entre duas empresas para atingir um público mais amplo não é novidade, mas seguirá forte em 2025. Essas colaborações tendem a dar ainda mais resultado quando são dois negócios com preocupações parecidas, por exemplo, com saúde mental, consumo consciente etc.  

Como o Mídia Banco24Horas conecta seu negócio ao futuro do varejo 

Se há algo que conecta todas essas tendências, é a necessidade de se destacar em um mundo onde a atenção é o recurso mais escasso. Por isso, o Mídia Banco24Horas é um parceiro estratégico para marcas que desejam inovar.  

Com suas telas Full HD espalhadas pelo Brasil, a plataforma permite campanhas segmentadas, visibilidade em grande escala e integração tecnológica. Além disso, os anúncios do Mídia Banco24Horas ocorrem em um momento em que o usuário está prestando atenção, afinal, está prestes a realizar uma transação financeira.  

Seja um varejo com abrangência nacional ou uma loja de bairro, todo mundo encontra espaço para se promover no Mídia Banco24Horas. Para 2025, o varejo será definido pela capacidade de se adaptar e inovar. E você, já está pronto para o futuro? 

 

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