Seis dicas para manter a saúde financeira da sua empresa
Não está fácil administrar a sua empresa e conquistar mais clientes? Veja seis dicas para dar uma guinada na sua gestão de negócios.
Planejar receitas e gastos é o pontapé inicial de uma gestão de negócios efetiva
Gestão de negócios: três palavras que soam como um pesadelo para alguns empresários e gestores. Com diversas variáveis financeiras para monitorar regularmente, sem dúvida é fácil ser pego desprevenido por ameaças que podem desestabilizar o bom funcionamento da sua empresa. A garantia de solidez, no entanto, não está apenas em quão o seu negócio blinda os contratempos, mas também em quão rápido ele os combate com eficiência.
Seja como for, conquistar a tão sonhada estabilidade na saúde financeira da sua empresa requer planejamento e gestão de negócios. Não tem outro jeito! Se as adversidades acontecem para instituições bem-organizadas, imagine o tamanho do risco que as empresas que não seguem essa conduta estão correndo!
De acordo com a pesquisa mais recente do SEBRAE sobre o assunto, realizada em 2014, revelou-se que a falta de planejamento financeiro está entre as três maiores causas de fechamento das empresas. Esse estudo também revelou que apenas 53% dos entrevistados fazem um acompanhamento regular das finanças.
Junto com a disposição em realizar a necessária gestão de negócios, você precisa adotar medidas proativas que o mantenham sempre à frente do comando. Com estratégias e planejamento definidos corretamente, será fácil proteger a saúde financeira da sua empresa!
O primeiro indício de que seu negócio está indo bem é a constatação de que você consegue cumprir com os seus compromissos. Mas, não é apenas isso que define uma boa saúde e gestão financeira. Contas no azul e lucro não são os únicos parâmetros que concretizam um sucesso empresarial!
Desse modo, apresentamos a seguir dicas valiosas de especialistas financeiros que vão te ajudar na gestão do seu negócio.
Separe as contas jurídicas das despesas pessoais
O primeiro passo para a gestão eficaz dos negócios é manter as contas da sua empresa separadas das contas pessoais. Longe de ser uma afirmação óbvia e simples, é muito comum as empresas misturarem os gastos jurídicos com os da pessoa física.
Especialistas garantem que essa combinação é extremamente perigosa, pois pode causar desordem no fluxo de caixa. Ao manter as contas separadas, as decisões financeiras serão mais assertivas e baseadas nas reais necessidades da sua empresa.
Dica importante: tenha contas bancárias e cartões diferentes para realizar as movimentações! Somada a essa conduta, defina também um salário coerente para que você dê conta dos gastos pessoais sem comprometer a saúde financeira do seu negócio. A junção dessas orientações apresentará um cenário mais propício para que você não use o dinheiro do seu empreendimento em despesas pessoais e vice-versa.
Saiba precificar
Ter um preço competitivo é um dos principais pontos para conquistar clientes. No entanto, isso não quer dizer que você pode colocar a rentabilidade em xeque. Calcular a margem de lucro da forma correta envolve outros fatores além do custo dos itens. É preciso considerar, por exemplo, os impostos, despesas fixas, gastos com fornecedores, taxas e transporte.
Só assim você pode chegar na precificação real do seu produto ou serviço de maneira a manter sua empresa lucrativa e competitiva em relação ao mercado.
Faça um planejamento e gestão financeira efetivos
O planejamento deve ser parte fundamental de suas operações diárias, pois ele proporciona uma visão completa das finanças da empresa. Com as contas na ponta do lápis, a gestão do seu negócio ficará muito mais simples. Você notará também que a criação e implementação de estratégias financeiras surgirão com muito mais facilidade.
Planejando as suas contas, você pode perceber, por exemplo, que alterar datas de vencimento de alguns boletos dará um respiro para o orçamento mensal de sua empresa. Além disso, você ganhará mais habilidade na identificação de potenciais ameaças financeiras e no desenvolvimento de medidas que minimizem os impactos econômicos dos imprevistos. E esses são só alguns exemplos dos bônus que o planejamento efetivo pode trazer para a sua empresa!
Se você está com aporte financeiro, uma dica interessante é automatizar o planejamento. Isso permitirá que você tenha mais tempo para focar em outros pontos estratégicos do seu negócio.
Controle o seu fluxo de caixa
Para uma gestão de negócios e administração eficientes, você precisa conhecer os valores de entrada e saída de dinheiro. Isso significa dizer que você deve saber rapidamente se o seu empreendimento terá ou não dinheiro suficiente para cumprir as obrigações atuais. Monitorar regularmente o seu fluxo de caixa ajudará na identificação de problemas potenciais e na tomada de medidas corretivas com antecedência.
Tenha uma reserva financeira
É crucial para qualquer empresa manter uma reserva financeira. Você não pode ficar à mercê de eventos inesperados que interrompam o seu fluxo financeiro, tais como a queda nas vendas ou um grande aumento nas despesas.
Para montar sua reserva, você pode poupar uma porcentagem específica da receita total do negócio todos os meses.
Conte com o apoio de especialistas contábeis para ajudar na gestão de negócios
Vale a pena reservar uma quantia para investir na contratação de contadores profissionais. Eles conseguirão identificar problemas financeiros com precisão e auxiliar na implementação das mudanças necessárias.
Além disso, você terá mais tempo e cabeça para se concentrar com as atividades comerciais que visam aumentar o faturamento e conquistar mais clientes.
Os especialistas contábeis também podem auxiliar na elaboração de relatórios financeiros, gestão do seu fluxo de caixa, elaboração do planejamento financeiro, criação de uma reserva efetiva, análise dos indicadores de desempenho, entre outros.
Gostou dessa matéria? Então não deixe de conferir nosso artigo sobre 5 razões para você ter uma reserva de emergência.