Descubra quais as características de um empreendedor e qual perfil mais se encaixa com você!
Empreender está na alma do brasileiro. Confira agora qual perfil empreendedor tem mais a ver com você
O empreendedorismo parece ser uma vocação do povo brasileiro. Você com certeza deve conhecer ao menos alguma pessoa em sua família ou amigo próximo que possui um negócio próprio ou que, em algum momento da vida, se arriscou nessa empreitada, ou ainda, nunca fez nada, mas possui o sonho de construir algo do tipo algum dia, não é mesmo?
Caso não conheça, já parou para pensar que talvez essa pessoa seja você? Se você possui um ímpeto em explorar coisas novas, tem uma ideia mirabolante atrás da outra e gosta de se arriscar nas mais variadas coisas, mesmo que tenha que lidar com os medos que possui e as adversidades que existem à sua volta, provavelmente você possui um “q” de empreendedor dentro de você.
Segundo dados do maior estudo sobre empreendedorismo do mundo, o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil ocupa atualmente a 7ª posição no ranking de países com mais empreendedores estabelecidos (com empresas de mais de 3,5 anos de existência) no mundo. São cerca de 14 milhões de brasileiros que ajudam, todos os dias, a manter a economia e prosperidade de nosso país, mesmo diante de tantos empecilhos.
Na verdade, se abrirmos isso para MEIs e todas as outras empresas, sem considerar esse tempo mínimo de existência, de acordo com outra pesquisa realizada por essa mesma entidade, o número de empreendedores em nosso país, chega a aproximadamente 52 milhões de pessoas. Ou seja, cerca de ¼ do nosso povo possui algum negócio próprio e você pode ser um deles, isso se já não for, não é mesmo?
Pensando nisso, o Mídia Banco24Horas separou algumas informações para ajudar você a descobrir que tipo de empreendedor é e quais modelos de negócio mais tem a ver com você. E aí? Vamos nessa?
Que tipo de empreendedor você é?
Antes de tentarmos responder essa pergunta é importante que você saiba que, independentemente do tipo de empreendedor que você se identifique, há certas características que são comuns a todos eles. Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) uma das maiores autoridades sobre este assunto, há 10 características essenciais que todo empreendedor deve possuir, sendo elas:
1. Iniciativa e busca de oportunidades
Uma das principais características de qualquer empreendedor é ter a capacidade de antever acontecimentos e criar oportunidades de negócios e isso inclui, muitas vezes, desenvolver novos produtos e serviços. Para que isso seja possível, é essencial que o empreendedor exerça certas habilidades como proatividade e preparo para situações adversas, afinal, é só dessa forma que ele será capaz de progredir com seu negócio, inclusive em situações desfavoráveis.
2. Persistência
De nada adianta ter iniciativa e buscar por oportunidades se o empreendedor não tiver persistência em seus objetivos. Obstáculos sempre existirão na vida de qualquer pessoa e saber lidar com eles é fundamental para se alcançar o sucesso. Então, já que desistir não é uma opção, é importante que o empreendedor tenha o hábito de reavaliar suas metas e planos, bem como seu modelo de negócios e até mesmo os produtos ou serviços ofertados, a fim de identificar eventuais falhas e melhorias.
3. Cálculo de riscos
Todo empreendedor está sujeito a riscos, afinal há uma série de variáveis previsíveis e imprevisíveis que afetam o desempenho dos negócios, desde problemas internos como a logística de entrega de produtos ou fornecimento de materiais até externos como transformações no panorama do mercado o qual ele está inserido. Dessa forma, é essencial que o empreendedor procure mapear e calcular esses riscos, de modo a planejar o impacto de suas consequências e evitar o máximo de danos possíveis. Assim, ele reduz as possibilidades de erro e aumenta suas chances de sucesso.
4. Preocupação com qualidade e eficiência
Não basta ter apenas a iniciativa de buscar novas oportunidades e soluções, é preciso que essa iniciativa seja acompanhada por uma inclinação de se propor a fazer mais e melhor. Buscar aperfeiçoar constantemente o próprio negócio, ofertando melhores produtos e serviços ou reestruturando processos internos. Colocar o cliente em primeiro lugar, focando em sua satisfação, bem como priorizar uma boa gestão, atentando-se ao treinamento com as equipes, processos internos e demais áreas da empresa em busca da máxima eficiência é uma das principais características dos empreendedores.
5. Comprometimento
Muito atrelado a persistência, o comprometimento é outro grande traço da personalidade de qualquer empreendedor, afinal se ele não tiver isso bem desenvolvido, muito provavelmente o negócio não irá para frente. Sacrificar, muitas vezes, a vida pessoal em prol da empresa, colaborando e procurando evoluir os funcionários e tendo o máximo de cuidado e bom relacionamento com os clientes é parte fundamental da rotina de qualquer dono de negócio. Assumir essas responsabilidades, levando essa cultura de comprometimento para todos os envolvidos no funcionamento da empresa é o que ditará se o empreendedor terá sucesso ou fracasso em sua empreitada.
6. Busca de informações
Ser curioso, procurar aprender todos os dias e buscar informações e dados sobre seu negócio e mercado que ele está inserido é outro traço característico dos empreendedores. Na verdade, não só sobre o negócio em si, mas de qualquer coisa que possa impactá-lo. Desde variáveis próximas a empresa como processos, clientes, fornecedores, concorrentes até as mais distantes como mudanças políticas, econômicas, sociodemográficas e ambientais devem ser analisadas com frequência se o empreendedor busca ter sucesso com seu negócio. Quanto mais informações ele tiver em mãos, mais chances ele tem de propor melhorias para sua empresa, oferecendo novos produtos, serviços ou contratando profissionais diferenciados que o ajudarão a evoluir seu empreendimento.
7. Estabelecimento de metas
Qualquer empresa tem metas. De curto, médio ou longo prazo, não importa. Para que se possa chegar aonde deseja, é preciso que o empreendedor compreenda onde é esse lugar e o que é preciso ser feito para alcançá-lo. Estabelecer objetivos que sejam bastante claros para o negócio, determinando quais as etapas ou táticas que devem ser realizadas para o cumprimento do mesmo, é essencial para a evolução de qualquer negócio. Além disso, é extremamente importante criar metas que de fato sejam significativas e desafiadoras, porém, ao mesmo tempo, possíveis de serem realizadas e que sejam passíveis de medição, afinal, é preciso conferir se os resultados obtidos cumpriram com os objetivos almejados.
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
Como outros itens anteriores, de nada adianta ter uma característica bem desenvolvida se esta não vier acompanhada de outra. Nesse caso, ter objetivos e metas bem definidas é bom, mas se as atividades e tarefas a serem executadas não forem bem planejadas e organizadas, as chances do negócio de qualquer empreendedor dar certo diminuem drasticamente. Sendo algo que deve ser implementado desde o primeiro dia de qualquer empreendimento, organizar tarefas e processos de maneira objetiva, com prazos definidos são medidas fundamentais para conseguir mensurar e avaliar os resultados obtidos.
O empreendedor que conseguir desenvolver essa característica terá mais chances de enfrentar os desafios que aparecerem em seu dia a dia, pois saberá melhor como agir por etapas, dando um passo de cada vez, adequando seus planos rapidamente às mudanças ou novas dinâmicas do mercado que está inserido. Contudo, também é importante que o empreendedor atente-se ao nível de todo esse monitoramento, pois dependendo do grau de exigência que ele põe no dia a dia de sua empresa pode acabar surtindo um efeito contrário ao esperado. Muitas empresas acabam falindo por cobrar demais e de forma sistemática seus funcionários. Então, buscar uma gestão equilibrada, que visa estabelecer processos bem definidos ao mesmo tempo que cria políticas para que o colaborador sinta-se que é bem vindo e acolhido naquele lugar, parece ser a estratégia ideal.
9. Persuasão e rede de contatos
Outra característica marcante de qualquer empreendedor é o poder de persuasão, afinal de nada adianta ter o melhor produto, serviço, ou ainda, a melhor ideia se o empreendedor não souber vendê-la não é mesmo? Estar a par de estratégias de convencimento, que influencia as pessoas a tomarem a decisão esperada, sejam elas clientes, colaboradores e demais stakeholders é fundamental para alcançar os objetivos de qualquer negócio. Um empreendedor que se preze consegue criar uma boa rede de contatos pessoais e comerciais.
10. Independência e autoconfiança
Por último, mas não menos importante, o empreendedor também precisa ter uma autoconfiança bem desenvolvida, afinal ele é quem está no comando de toda a empresa, sendo responsável direto pelos riscos que são assumidos e crescimento do negócio. Mais que isso, também é importante que ele tenha outras qualidades afloradas como independência, determinação e otimismo, especialmente em momentos de crise.
Agora que você sabe um pouquinho mais das características de um bom empreendedor, que tal conhecer de vez qual tipo mais combina com você?
Tipos de empreendedores
1. O informal
É o tipo de empreendedor que começa alguma atividade voltada aos negócios motivado pela necessidade ou sobrevivência. Por estar ligado à resolução de problemas de curto prazo, geralmente, este empreendedor tende a ser mais imediatista e, como consequência, sua empresa ou modelo de negócios geralmente se encontra nos estágios iniciais e, por conta disso, o risco que costuma assumir tende a ser mais baixo, assim como o lucro obtido.
Ademais, por estar no início de sua trajetória, este tipo de empreendedor não possui um plano de negócios tão estruturado, já que seus esforços se concentram em resolver os problemas do dia a dia. Porém, com o passar do tempo, este tipo de empreendedor evolui e começa a compreender e administrar melhor suas ações, transformando sua empresa ou serviço em algo mais robusto. Pense, por exemplo, nos inúmeros comerciantes que possuem barraquinhas de comida de rua e, alguns anos depois, evoluem seu negócio para um restaurante, hamburgueria etc.
2. O cooperado
Se você se identifica com trabalho em equipe ou deseja trabalhar em prol de algo maior, talvez este seja seu perfil ideal de empreendedor. O cooperado é aquele que oferece seu conhecimento prestando serviços para uma cooperativa, um tipo de negócio que visa fortalecer os laços de todos os profissionais envolvidos em torno de um bem comum. Assim, o objetivo primário desse perfil não é empreender como um dono de negócios propriamente dito, mas sim, ser uma peça-chave para o desenvolvimento mútuo da organização e todos os envolvidos.
Outro ponto interessante é que há diversas áreas em que este perfil pode atuar, tendo em vista a variedade de cooperativas existentes, nos mais diferentes setores tais como agropecuário, de reciclagem, artesanato, têxtil, de consumo entre outros. Por essa natureza colaborativa, muitos empreendedores permanecem neste modelo de negócio por toda a vida, embora há alguns que vêem estes locais como uma oportunidade de acumular um bom dinheiro com segurança, para um dia tentarem abrir o próprio negócio.
3. O individual
Este perfil está associado ao empreendedor que, já possuindo algum grau de experiência, procura se formalizar. Por isso, quando vão abrir um CNPJ, muitos acabam se identificando como MEI (Microempreendedor Individual)Contudo, justamente por estar nos estágios iniciais de seu negócio, esse empreendedor ainda preocupa-se com sua subsistência, não tendo uma noção mais ampla do potencial de seu negócio.
Muito por conta disso, boa parte dos empreendedores que se identificam com esse perfil preferem ser mais cautelosos e irem ampliando seus negócios pouco a pouco. Tanto é que este perfil geralmente atua de duas formas: ou sozinho, como o próprio nome diz ou, conforme previsto na Lei do Microempreendedor Individual, com apenas um funcionário, visando, justamente, gerenciar eventuais custos com mais comodidade.
Com o tempo, conforme os números da empresa forem aumentando e as projeções do empreendedor forem positivas, muitos acabam evoluindo até para uma ME (Microempresa). Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que o empreendedor avalie se para ele vale a pena expandir diante da atual conjuntura socioeconômica em que se encontra, bem como o estado atual de suas finanças no momento em questão.
4. O franqueado
Para este empreendedor, investir com uma maior segurança de retorno é algo prioritário. O franqueado é aquele que, disposto de algum capital inicial, procura empreender abrindo um negócio utilizando uma marca já consolidada, a partir da compra dos direitos de uso da mesma.
O processo para isso é bem simples:o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços, a partir de um contrato firmado entre as duas partes, onde o franqueador, além de pagar parte dos ganhos e royalties para a franqueadora, se compromete a seguir as exigências e demais condições impostas pelo direito de uso da marca como implementar certos processos de administração interna e cultura corporativa. McDonald’s, Starbucks e O Boticário são alguns exemplos de empresas bem famosas que seguem este modelo de negócios.
5. O social
Parecido com o cooperado, o empreendedor social tem como principal característica a convicção de que é possível empreender tendo uma boa margem de lucro ao mesmo tempo em que é possível contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Este é um dos tipos de empreendedorismo que mais vem crescendo nos últimos anos, não somente entre pessoas que estão procurando começar um novo negócio, mas também, entre empresas já consolidadas, que adotam cada vez mais práticas sustentáveis e de responsabilidade social, procurando melhorar tanto seus produtos quanto às condições das comunidades nas quais estão inseridas.
Outro ponto importante é que, para o empreendedor social, a cooperação e o engajamento são fundamentais, já que seu objetivo não é somente mudar o mundo, mas também inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Mesmo durante momentos de crise, esse tipo de empreendedor não deixa a peteca cair e mostra que é possível fazer grandes negócios, investir em pesquisa e tecnologia, ao mesmo tempo que trabalha para a evolução da sociedade.
6. O corporativo
Este é aquele tipo de empreendedor que está sempre criando novos projetos em seu local de trabalho, ou seja, ele não possui necessariamente a intenção de abrir um negócio, mas está sempre disposto a propor novos caminhos para a resolução de problemas ou evolução da empresa. Também chamado de intraempreendedor, este é um profissional muito requisitado pelas empresas, visto que essa atitude pró ativa é um dos diferenciais que os recrutadores mais buscam. Então, se seu objetivo é crescer na carreira, tornando-se independente tanto financeiramente quanto tecnicamente, mas não pensa nem pretende abrir um negócio próprio a médio ou longo prazo, talvez este seja o perfil ideal de empreendedor para você.
7. O público
Sendo a contraparte do corporativo, o público é aquele empreendedor que atua em órgãos ou empresas governamentais. Este perfil tem traços parecidos com o do cooperado e do social, uma vez que, por atuar em uma função pública, possui uma preocupação em contribuir para o desenvolvimento da sociedade, utilizando os recursos disponíveis e tentando ampliar ao máximo os serviços básicos para a população. Professores, bombeiros, policiais, médicos que atuam no SUS, entre outros, são alguns exemplos de profissionais que desejam mostrar que sua motivação está em provar que seus esforços são nobres e possuem valor para a sociedade.
8. O do conhecimento
Este é aquele empreendedor que possui um conhecimento muito profundo ou específico em determinada área e utiliza este saber para empreender. Seja ele formal, adquirido em universidades e cursos ou informal, aprendidos na vida mesmo, não importa, este empreendedor utiliza o conhecimento como um ativo para faturar, empreender e fazer acontecer. Conquistar a realização profissional e reconhecimento por suas habilidades são duas das principais motivações deste perfil.
9. O do negócio próprio
Sendo este o mais comum, a pessoa que se identifica com esse perfil é aquela que costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou porque pensa grande. Também conhecido como empreendedor por vocação, essa pessoa costuma ser visionária, ter um bom faro para oportunidades e coragem para arriscar ou enfrentar os desafios que eventualmente surgem.
Também é o único tipo de empreendedor que possui categorias: o empreendedor nato, o serial e o “normal”. O primeiro, o empreendedor nato, costuma ser rotulado como alguém genial, que constrói algum negócio exemplar a partir do nada e, quando se percebe, todos já estão usando o produto ou serviço dele, tornando-se um negócio de milhões. O serial, por sua vez, é aquele que possui o verdadeiro toque de Midas, já que cria negócios bem sucedidos em sequência. Justamente por isso, sua paixão não está necessariamente ligada à empresa em si, já que ele acaba criando ou vendendo muitas delas, mas sim no próprio ato de empreender. Por fim, também temos o “normal", que é aquele que planeja sua empreitada conforme as regras do jogo, seguindo um plano pré-estabelecido com o intuito de minimizar os riscos.
10. Empreendedor digital
Por último, mas não menos importante, há também este perfil de empreendedor que vem cada vez mais ganhando espaço nos últimos anos. O empreendedor digital é aquele que, percebendo as diversas oportunidades de negócio que tecnologias ligadas ao digital como o 5G, redes sociais, aplicativos, programas, softwares, entre outros, resolve entrar de cabeça nesse mundo e tentar a sorte grande.
Seja virando um produtor de conteúdo, montando uma loja online, criando aplicativos ou oferecendo serviços online como cursos, aulas e afins, as oportunidades de atuação e crescimento para quem opta por estilo de empreendedorismo são inúmeras.
E aí? Gostou de conhecer quais as características e perfis dos mais diferentes tipos de empreendedores? Então, não deixe de conferir nosso artigo sobre os modelos de negócio ideais para você que está pensando em empreender.