Conheça 9 táticas para alavancar suas vendas no fim de ano!
Os últimos meses do ano são ideais para quem deseja aumentar vendas, ganhar novos clientes e expandir seu negócio. Veja as principais dicas para aproveitar essa época.
Todo dono do próprio negócio deseja obviamente ter um alto número de vendas durante o ano todo. Nada melhor do que conseguir uma lucratividade grande e contínua em todas as estações, sem ter grandes alterações nas vendas com o passar dos meses. Entretanto, a grande maioria dos empreendimentos passam por fases: não é preciso pensar muito para concluir por exemplo, que produtos como filtro solar, por exemplo, vendem muito mais no verão enquanto cobertores são mais visados no inverno.
Além disso, a alta ou queda no número de vendas também está diretamente ligada a aproximação de datas comemorativas. Para o setor de chocolates, por exemplo, a melhor temporada de vendas é obviamente a das semanas próximas a Páscoa. Já para o ramo de brinquedos, o Dia das Crianças é de longe, a data mais esperada de todo o ano. Apesar das diferenças, é consensual entre os principais mercados que o final do ano é um período perfeito para todo tipo de venda, já que concentra o período de férias e a data comemorativa onde é tradicional o costume de troca de presentes.
São nos últimos dois meses do ano também que grande parte da população recebe as duas parcelas do décimo terceiro salário, gratificação natalina garantida pela Constituição Federal que estimula o consumo e movimenta a economia. Com essa remuneração, os trabalhadores costumam investir em compras individuais, como recompensa por um ano de muito esforço e dedicação em seus trabalhos, mas também em presentes para familiares e amigos. Brincadeiras como o amigo-secreto também são muito populares nesse período e acabam levando milhões de pessoas as compras para participar dessa tradicional confraternização.
Os números alcançados com vendas de fim de ano são impressionantes. Mesmo em 2021, ano muito impactado negativamente com a pandemia, com alto índice de desemprego, empreendimentos indo à falência, famílias que perderam integrantes que ajudavam a complementar o orçamento etc., as vendas se mostraram surpreendentes. Somente lojas virtuais faturaram mais de R$ 4,5 bilhões, segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo. Já a soma de faturamento de todos os shoppings do território brasileiro somente considerando as últimas semanas antes do Natal, chegou a R$ 204 bilhões, com uma alta de 58% em comparação com 2020.
Mas para atingir esse alto número de comercializações, é preciso ter um planejamento de meses. O desempenho do seu negócio no fim de ano é como se você e sua equipe fossem fazer um show em um grande festival. A expectativa é grande, mas para que ele obtenha sucesso e seja recompensado por isso, é necessário pensar muito sobre como será feito e ter todas as ações que serão executadas milimetricamente calculadas e ensaiadas, para prevenir falhas e impedir que a concorrência te supere. Suas decisões precisam ser influenciadas pela análise da situação atual do seu negócio, dos seus concorrentes e obviamente, do macroambiente em que você está inserido. Para simplificar esse processo, separamos algumas táticas para serem aplicadas na sua empresa que prometem te ajudar a aumentar a compra dos seus clientes nessas últimas semanas de 2022.
Treine sua equipe
Em nenhum outro momento do ano você precisará de um time de colaboradores tão focado e entrosado quanto no fim de ano. Elabore treinamentos de qualidade para sua equipe, fortalecendo o trabalho em grupo, estimulando a atenção, corrigindo erros e adotando novas metodologias de atendimento, se preciso. Se a previsão for de que os dias serão de movimento maior do que seus funcionários conseguem dar conta, considere a ideia de contratação de mão-de-obra temporária. É uma maneira econômica de conseguir atender ao seu público e de dar uma oportunidade de emprego para pessoas que estão com suas vidas profissionais estagnadas. Ademais, existe a possibilidade inclusive de que essa tática acabe te apresentando novos talentos que podem começar a integrar de forma fixa o seu time de funcionários.
A implementação de um chatbot também pode ser analisada, visto que essa é uma tecnologia que tem demonstrado sucesso nos mais variados mercados em que é analisada. Como você deve saber, eles são programas de comunicação que conseguem responder perguntas objetivas sobre seu atendimento, produtos, serviços, preços, prazos e o que mais for necessário. Sendo uma maneira interessante e com bom custo-benefício, já são utilizados até por pequenos negócios por meio do WhatsApp Business, por exemplo. Em épocas de alto interesse do público, esse tipo de programa pode servir para economizar tempo da sua equipe comercial e solucionar questões de clientes automaticamente.
Dê valor a clientes fiéis
Restaurantes, lojas de roupas, mercearias, oficinas mecânicas, entre outros, são exemplos de estabelecimentos onde a fidelidade do cliente é algo muito comum. Uma família que foi muito bem atendida em uma churrascaria, gostou da comida e considerou o preço justo, certamente deve voltar outras vezes e inclusive indicar o lugar para outras pessoas. Esses clientes são especiais. Seu negócio para eles, não é apenas um local aonde vão para consumir, mas sim um lugar de credibilidade, onde construíram laços e criam memórias. Uma oficina que conserte rapidamente o carro de um motorista que precisa do veículo urgentemente para um compromisso inadiável será vista com excelentes olhos por ele e com certeza será a primeira opção na próxima vez em que o automóvel apresentar problemas.
Nesse período de fim de ano, mostre ao seu cliente que a relação que vocês construíram é importante para você também. Se você mostrar justamente nessa época em que todos estão correndo atrás de fazer boas compras, que o considera realmente como um parceiro, seus laços se tornarão ainda mais fortes e a fidelidade desse cliente para com seu negócio, se tornará definitiva.
Por isso, faça uma lista das pessoas que mais compram no seu estabelecimento e valorize-as. Uma boa ideia, caso sua loja seja online, é oferecer frete grátis em suas compras. Já que o cliente não terá de se preocupar em pagar uma taxa de entrega, a chance de ele adquirir mais produtos é maior. Oferecer um brinde especial também é uma atitude super válida, afinal, por mais que esse produto adicional seja simples, como uma caneca ou boné personalizado, mostrará ao consumidor que existiu essa preocupação em agradá-lo e tratá-lo de maneira especial por conta da parceria que existe.
Códigos promocionais também são sempre uma estratégia de qualidade para aumentar vendas no fim de ano. Como consumidor você sabe: nada melhor do que um bom desconto em compras, ainda mais quando precisamos adquirir presentes para os filhos, esposa, irmãos, colegas de trabalho, amigo secreto etc. Uma maneira inteligente de oferecer essa promoção é informando que quanto mais o cliente comprar na sua loja, maior será o desconto. Assim, cresce a probabilidade de o consumidor fazer a compra de todos os itens que necessita somente na sua loja.
O e-mail marketing é uma forma excepcional de garantir a fidelidade de seus clientes. Sempre que possível, consiga o endereço de e-mail daqueles que mais consomem no seu estabelecimento. Obviamente, esse dado precisa ser conquistado com consentimento de seu portador. Uma maneira eficiente de conseguir é produzindo conteúdo de qualidade para oferecer, como um e-book ou inscrição para uma live que agregue informações interessantes para seu público. Portando essa forma de contato, passe a enviar mensagens eletrônicas para esse endereço informando sobre as promoções que está oferecendo, informando que está oferecendo cupons de descontos, frete grátis, ou qualquer outro tipo de benefício que esteja disposto a propor.
Trabalhe com o gatilho de escassez
O senso de urgência é tradicional no marketing no mundo todo. Quem nunca viu propagandas televisivas anunciando descontos em seus produtos e reforçando que a promoção “é só até amanhã”, “somente até sexta”, “está prestes a acabar” etc.? Por mais que essa estratégia pareça ultrapassada, ela ainda funciona muito e tem migrado inclusive para vendas online. Muito utilizada por vendedores de curso, por exemplo, que colocam em seus sites um grande temporizador em contagem regressiva para o fechamento das vendas, causando uma sensação de ansiedade do cliente que irá temer a possibilidade de perda da oportunidade de adquirir o tal produto.
Se você pretende elevar suas vendas na reta final do ano, trabalhar com gatilhos de escassez e urgência pode ajudar muito no seu desempenho. Utilize em seus anúncios frases como “50% de desconto somente para os 20 primeiros compradores”, “Os 15 primeiros pedidos ganham um brinde exclusivo”, “Não perca tempo, últimas unidades!” para despertar no cliente a impressão de que deixar essa oportunidade passar pode ser um grande erro e que precisa comprar com urgência, antes que a promoção acabe.
Obviamente, esse recurso deve ser utilizado de maneira ética e com absoluta sinceridade. Não minta para o cliente, pois além de ser uma atitude absolutamente imoral, também trará problemas para a imagem da sua empresa. Logo, se você irá anunciar que só sobraram 4 unidades de determinado produto no seu estoque, realmente precisam ter apenas 4 unidades desse produto no estoque. Se as vendas de um item específico acabarão no dia X, então esse item não pode ser vendido depois desse dia!
Se seu cliente perceber que foi enganado e a promoção que você prometia acabar em 24 horas continuou depois desse prazo, ele certamente ficará aborrecido, perderá totalmente a confiança em seu trabalho e fará uma divulgação negativa do seu estabelecimento, algo que com certeza você não deseja.
Faça seu estabelecimento ficar atraente
Uma coisa é certa: durante os últimos meses do ano, as lojas costumam ficar muito mais bonitas. É comum vermos estabelecimentos de todos os tipos enfeitando suas vitrines com decorações natalinas, luzes coloridas, cores remetentes ao Natal, além de músicas bonitas e mensagens positivas estampadas por toda parte. Seu negócio precisa se adaptar para esse momento, evitando que ele não chame tanta atenção quanto você deseja, justamente quando você mais precisa de crescimento de vendas.
Se você possui loja física, procure criar setores temáticos, caso for vender produtos natalinos por exemplo. O ideal é que eles se posicionem logo na entrada do estabelecimento, atraindo o público que estiver na rua. Além disso, faça setores especiais com produtos em promoção, sinalizando esse benefício com letras e cores chamativas para provocar os olhares de seus consumidores. Personalize o local com decorações natalinas, piscas-piscas, bonecos de Papai Noel e todo tipo de elemento que lembre esse feriado. Considere a possibilidade de adicionar recursos visuais que remetam a Copa do Mundo também, visto que essa ocorrerá do dia 21 de novembro até 18 de dezembro, coincidindo pela primeira vez após muitos anos com as datas de fim de ano.
Se seu comércio for virtual, foque na responsividade do seu portal. Estabeleça critérios que façam com que sua página se adapte ao aparelho que a pessoa estiver usando para acessá-lo. Faça landing pages personalizadas e mude temporariamente seu layout para deixá-lo com uma cara mais natalina. O uso do chatbot, já citado nesse texto também pode ser uma forma interessante de estimular seu público a entrar em contato e fornecer dados para futuras negociações.
Faça parcerias com outras marcas
Fechar parcerias com empresas agregadoras é uma das táticas mais eficientes que existem no mercado quando falamos sobre alavancar números de vendas no fim do ano. Esse tipo de acordo pode levar sua empresa a ser conhecida por um novo público, aumentar seus clientes e ainda beneficia todos os envolvidos. Vamos dizer, por exemplo, que você possui uma loja de brinquedos. Nas festas de fim de ano, é comum que crianças ganhem esse tipo de presente, principalmente por conta da lenda do Papai Noel que estimula a compra de itens infantis para presentear aqueles que se comportaram bem durante o ano, tirando boas notas e obedecendo seus pais.
No caso de uma loja desse tipo, é interessante fazer parcerias com estabelecimentos que comercializem roupas infantis ou lojas de doces, já que todos focam no mesmo produto, porém oferecendo soluções diferentes que podem se complementar. Uma ideia inteligente seria a de oferecer desconto no negócio de doces ou na loja de roupas para todos aqueles que comprarem no comércio de brinquedos. O comprador se sentiria estimulado a complementar o presente com um novo item, que tornaria seu presente ainda mais atrativo para a criança que for recebê-lo.
Como a relação precisa ser ganha-ganha, é essencial que ambas se divulguem em suas redes sociais e distribuam em seus comércios, panfletos de suas parceiras. Caso seu cliente se sinta satisfeito ao fazer uma compra com você, certamente levará em consideração a dica de comprar também no estabelecimento com o qual você fez acordo, já que sua imagem será de credibilidade para ele. Justamente por isso, é importante fazer parcerias com empresas de confiança, que ofereçam produtos e/ou serviços de qualidade garantida e por um preço justo.
Facilite o pagamento
Muitas vendas são perdidas por conta da impossibilidade do cliente de fazer o pagamento da maneira como o comércio aceita. Por incrível que pareça, mesmo no fim de 2022, com grande parte da população já utilizando essa tecnologia, ainda existem muitos estabelecimentos que ainda não utilizam o Pix. Essa modalidade de pagamento é muito acessível visto que é instantânea e gratuita, permitindo que até pessoas que estejam sem nenhum cartão ou dinheiro físico possam pagar por um produto ou serviço na hora e emitindo comprovante.
Se seu negócio ainda não está adaptado para a grande variedade de opções de pagamento, vale a pena começar a se atualizar. Em caso de loja física, adquira novas maquininhas de cartão, de preferência aquelas que possam ser usadas por Wi-Fi, pois o volume de vendas no fim do ano tende a crescer muito e filas devem ser evitadas ao máximo, pois causam desistência de compras e estresse nos clientes. Aparelhos desse tipo que permitam compra por aproximação do cartão também são muito bem-vindos, visto que permitem que a compra seja feita de forma rápida e prática, com segurança e impedindo atrasos.
Se seu negócio for online, abra a possibilidade de cartões aceitos, permitindo as mais variadas bandeiras para não perder o cliente para a concorrência. Libere a compra parcelada, oferecendo prestações para produtos de maior valor e reduzindo os juros, já que esses costumam afastar consumidores que tem medo de se endividar. Pagamentos por TED, DOC e boleto bancário também são ótimos, visto que nem todas as pessoas possuem um cartão de crédito e preferem pagar à vista.
Aproxime-se de fornecedores
Redução de custos é algo imprescindível quando estamos falando de vendas de fim de ano. Não só para aumentar seu lucro, mas também para possibilitar promoções e novas ofertas. Por isso, dialogue com seus fornecedores, propondo negociações vantajosas para ambos que permitam a redução dos custos. Use da parceria que vocês possuem para barganhar uma queda no valor de fornecimento pelo menos na época de fim de ano, já que você precisa fazer promoções.
Lembre ao seu fornecedor que diminuir os custos agora permitirá com que sua loja atinja um público maior, ou seja, trata-se de um investimento para futuras negociações. Com o grande alcance de clientes que você conseguirá nessa época, poderá expandir o nome da sua marca e avançar em futuras vendas, trazendo mais lucro para você e seus fornecedores.
Crie combos e produtos especiais
Você sabe o que seus clientes buscam nessas festas de fim de ano que se aproximam? Antes de começar o desenvolvimento de novas ofertas, faça uma pesquisa de mercado com seu público para entender quais são suas demandas. Esse processo pode ser feito de maneira mais formal, através de formulários do Google sendo enviados por e-mail, ou de maneira mais simples e objetiva, como enquetes ou caixas de perguntas pelo Instagram.
Busque através desses questionamentos, entender que tipo de produtos seus consumidores têm interesse, para que possa oferecer essas soluções ou semelhantes em sua loja. Com essas informações captadas, desenvolva combos de presentes, com união de produtos que se complementem e que juntos, tenham custo menor do que se forem comprados individualmente. Uma ideia clássica e de vender panetone e vinho juntos, por um preço em que cada um dessa união seja menor do que seus preços originais. Assim, aquele que estiver inicialmente interessado apenas no vinho, pode considerar comprá-lo junto com o panetone, já que o preço está mais acessível. É uma forma eficiente e honesta de estimular o comprador a consumir mais do que planejava, oferecendo produtos de qualidade que ele precisa.
Vender produtos natalinos também é uma boa tática para captar novos clientes. Entenda, se seu estabelecimento não for focado nesse ramo, não é preciso vender grandes árvores de Natal ou fantasias de Papai Noel. Porém, chaveiros personalizados, camisetas, pequenos brinquedos, guloseimas típicas, cartões e pequenas lembranças podem ser vendidos temporariamente no seu comércio, de preferência, dispostos no caixa para que sejam vistos por todos aqueles que forem pagar e por terem um baixo custo, serem levados como complemento do(s) produtos(s) adquirido(s).
Aproveite as redes sociais
Utilize das mídias sociais adequadas para expor imagens e vídeos dos seus produtos e serviços. Mostre novas ofertas, promoções e cupons de descontos nas suas redes e faça impulsionamentos que os direcionem para o público adequado. Com um bom conhecimento de marketing digital, mesmo tendo um investimento baixo, é possível atingir uma parcela considerável daqueles que você deseja se comunicar.
O Instagram é uma ótima maneira de promover sua marca nesse final de ano. Por meio de reels e stories, com um bom uso de hashtags você poderá de forma orgânica, chegar a centenas e até milhares de usuários, mostrando o que seu estabelecimento pode oferecer de melhor. Publicações no seu blog e parcerias com influenciadores digitais também são excelentes maneiras de fazer sua empresa ficar mais conhecida.
E aí, será que sua loja está preparada para bombar as suas vendas nessas festas de fim de ano? Não se esqueça, planejamento e integridade são essenciais nesse processo. Caso esteja pensando em fazer promoções e oferecer descontos, vale a pena conferir esse artigo do Banco24Horas onde ensinamos tudo que você precisa saber sobre formação de preço.
Boas vendas!