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7 dicas para você que está pensando em empreender

Se você deseja abrir um negócio, mas não sabe por onde começar fique tranquilo! Preparamos algumas dicas para que você comece esse sonho com o pé direito!

7 dicas de empreender
7 dicas de empreender

Cada vez mais o empreendedorismo vem se tornando uma opção para milhões de brasileiros que desejam obter uma vida melhor. De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), órgão especializado na área, atualmente, cerca de 99% de todas as empresas privadas formalizadas no país são micro ou pequenas empresas e, segundo pesquisa realizada pelo mesmo instituto, elas beneficiam diretamente ou indiretamente cerca de 40% do país, o que representa em torno de 86,5 milhões de brasileiros, sendo este número superior à população total de países como França, Reino Unido e Alemanha.

Se você deseja fazer parte dessa realidade, nós do Mídia Banco24Horas separamos x dicas para você que está pensando em empreender. Confira agora!

1. Defina a proposta de valor, atividades e recursos-chave de sua empresa

Antes de iniciar sua jornada no empreendedorismo você deve pensar qual benefício seu produto ou serviço trará para as pessoas que deseja atender. Sua proposta resolve algum problema? Ela possui algum diferencial? Serve como facilitadora para atividades de outras empresas? Após identificar sua proposta de valor, avalie quais as atividades-chave e recursos indispensáveis que sua empresa precisa ter para funcionar. Por exemplo: Se você pretende montar uma loja online, um recurso indispensável seria ter uma plataforma/site voltado para o e-commerce e uma de suas atividades-chave seria a de atualizar constantemente, ou automatizar, o estoque de seus produtos.

2. Descubra quais os seus clientes e se há segmentos dentro deles

Uma vez que você tenha definido sua proposta de valor, agora é a hora de identificar quem seriam seus potenciais clientes. Seu serviço/produto é voltado para empresas? Se sim, quais empresas utilizam o que você oferece? Onde estão localizadas? Quais suas áreas de atuação? Caso seus produtos sejam voltados para o consumidor final, você deve procurar quais indicativos determinam o perfil deles, a fim de montar a persona ideal para seu negócio.(sugestão de pauta). 

Dados como idade, sexo, renda, localidade e interesses são alguns pontos importantes a se considerar na hora de determinar seu público. Após compreender qual é o seu público é interessante observar se há segmentos dentro deles. Dessa forma, você diversifica sua oferta de valor e atinge o máximo de clientes possível. Imagine que você tenha um carrinho de cachorro quente onde a maior parte de seus clientes são jovens, contudo há uma parcela significativa deles que não compra de você porque não há opções veganas, por exemplo. Se você tomar uma simples ação de segmentação, como comprar carnes vegetais, poderá ampliar ainda mais suas vendas, pois atingirá essa parcela significativa de jovens veganos.

3. Identifique os canais de comunicação com os clientes e qual será sua estratégia de relacionamento

A propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Para que seu empreendimento tenha sucesso, é fundamental que você compreenda onde seus clientes estão localizados e como eles se comunicam com sua empresa, como redes sociais, site, telefone, SAC etc. Porém, ainda mais importante que estabelecer esse canal, é criar uma estratégia de relacionamento eficaz, tirando dúvidas, oferecendo ofertas, cupons de desconto. Desse modo, você cria um relacionamento mais horizontal com seu público e aumenta suas chances de fidelização.

4. Gerencie os custos de seu negócio

Atentar-se ao seu fluxo de caixa, vendo os movimentos de entrada e saída de suas despesas e ganhos é um dos pontos mais importantes para o sucesso de seu empreendimento. Crie uma planilha para distinguir os seus custos fixos (aqueles que não tem mudanças em seu valor) como água, luz, aluguel, salários etc, dos variáveis (que sofrem mudanças mais constantes) como combustível, comissões de funcionários, insumos etc. Dessa forma, você obtém mais controle de seus gastos e toma decisões mais acertadas.

5. Busque por parceiros estratégicos

Nenhuma empresa se mantém em pé sozinha. Há toda uma cadeia produtiva que mantém as empresas funcionando, desde as pequenas que você só encontra em seu bairro até as mais conhecidas multinacionais. Por isso, é importante que você avalie quais pessoas ou organizações são mais essenciais para o sucesso de seu negócio. Por exemplo, um fabricante de cervejas artesanais precisará de um bom fornecedor de grãos, como malte ou milho. Já um artista plástico precisará, além de um bom fornecedor de tintas e pincéis, de uma boa relação com curadores e donos de galerias de arte para que suas peças possam ser exibidas.

6. Faça um bom benchmarking

Essa é uma prática muito comum nas empresas. Ela consiste em olhar para as atividades de concorrentes ou organizações bem-sucedidas, buscando analisar pontos que possam ser evoluídos em sua empresa. Imagine a seguinte situação: você abre seu negócio e no início tudo está indo muito bem, porém alguns meses depois você percebe que sua estratégia de fidelização para novos clientes não está dando certo. O que é que você faz? Exatamente! Uma boa análise de benchmarking. Ao analisar empresas com propostas ou processos parecidos com os seus, você pode identificar quais fatores podem ser melhorados, como aumentar sua presença digital, realizar mais promoções, reestruturar processos internos entre uma série de outras coisas.

7. Crie um bom plano de marketing

O plano de marketing é um documento essencial para sua empresa, uma vez que ele serve como um roteiro para todas as ações que foram citadas até aqui e que você deve realizar como, definição de estratégias de conteúdo, comunicação a ser empregada com seus consumidores, orçamento que seu empreendimento precisará investir para atrair novos cliente e plataformas e canais de venda a serem utilizados. E por falar em plataformas, um dos meios mais utilizados pelas marcas para publicidade é justamente a mídia digital externa ou dooh. Tendo um alto número de impactos e visualizações, as taxas de retorno de quem investe nesse meio frequentemente superam as expectativas. E para te ajudar nisso, o Mídia Banco24Horas possui uma solução dooh completa, com mais de 2.400 telas de anúncio presentes nos caixas eletrônicos do Banco24Horas espalhados pelo Brasil. Clique aqui e veja como é fácil anunciar no caixa eletrônico mais perto de você!

Ou seja, quanto mais sólido for seu plano de marketing, maior a probabilidade que sua empresa crie ações eficientes, melhorando tanto os números de suas vendas quanto a imagem de seu empreendimento.

E aí? Gostou das dicas que trouxemos para você? Então, não deixe de conferir nossa matéria sobre o modelo de negócio ideal para sua empresa!

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