pixel
Anuncie aqui

Veja 3 cases de pequenas empresas que alcançaram o sucesso!

Toda história de sucesso começa com curtos passos e várias dificuldades. Conheça as histórias de empresas que nasceram pequenas e tiveram grandes conquistas.

Veja 3 cases de pequenas empresas que alcançaram o sucesso!
Veja 3 cases de pequenas empresas que alcançaram o sucesso!

Todo empreendedor conhece as famosas histórias de grandes empresas que surgiram nas garagens de seus fundadores, não é mesmo? Apple, Microsoft, Disney, Google e muitas outras são exemplos de empreendimentos que no início, muitas pessoas desacreditaram da chance de prosperarem. Entretanto, a determinação das equipes que iniciaram os trabalhos nestes negócios levou essas marcas a patamares gigantescos, tanto que são conhecidas mundialmente há décadas.

De fato, criar uma empresa do zero é muito difícil. São diversos documentos complexos a serem preenchidos, impostos, incertezas financeiras, dificuldade de se estabelecer no mercado etc. Ninguém consegue prosperar com seu próprio negócio sem antes ter muitas dores de cabeça.

Infelizmente, o cenário para empreendedores no Brasil é ainda mais complicado do que a média: segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até 3 anos. Os motivos alegados pelos empreendedores são impostos elevados, competitividade acirrada, falta de planejamento etc. Em meio a essas adversidades, uma boa maneira de vencer os obstáculos que uma pequena empresa enfrenta é conhecendo exemplos de sucesso que começaram assim como você. Conheça 3cases de sucesso que irão te inspirar no cenário empreendedor.

1 – Tramontina

Esse é um dos cases mais antigos que você irá ouvir falar. Criada em 1911, a empresa foi fundada por um filho de imigrantes italianos chamado Valentin Tramontina, pouco tempo depois de ter chegado no Rio Grande do Sul. Inicialmente, ela era apenas uma cutelaria instalada em uma pequena oficina, onde trabalhavam apenas Valentim e sua esposa. Por quase 20 anos, o negócio focou apenas em consertos e fabricação de facas e canivetes. Em 1932, a Tramontina começa a ter seus primeiros colaboradores.

Alguns anos depois, após a morte de Valentim e com sua esposa no comando do empreendimento, a empresa passa a fabricar novos produtos, além de começar a investir em tecnologia da produção, utilizando equipamentos mais modernos e econômicos. Daí para a frente, a Tramontina passou a abrir novas filiais em diversos locais do país, sempre aumentando seu leque de produtos. Hoje, é uma das maiores empresas de utensílios do país, oferecendo equipamentos para cozinha, jardinagem, manutenção etc. Se orgulha de ter mais de 18 mil produtos disponíveis em seu acervo.

2 – Localiza

A Localiza Rent a Car é conhecida por ser uma das maiores empresas de aluguel de carro do país. Entretanto, como muitos outros negócios de sucesso, começou de baixo. Foi fundada em 1973, tendo apenas uma pequena agência em Minas Gerais onde oferecia o aluguel de seis fuscas usados. Após anos de dedicação, no final da década passou a se expandir e abriu uma filial em Vitória. Nos próximos anos, abriu unidades em outras cidades importantes do país como Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Em 1981, menos de uma década após sua fundação, a Localiza assumiu oficialmente a liderança no número de agências do mercado de aluguel de veículos no Brasil. Graças a ela esse setor avançou, pois até aquele momento ainda não era tão explorado quanto hoje. Nas décadas seguintes, o empreendimento que nasceu pequeno, fez sociedade com um importante gestor de fundos de investimentos estrangeiros e entrou para o mercado de capitais internacional. Hoje, possui 620 agências, 273​.233 carros e 12.300 colaboradores distribuídos em 406 cidades brasileiras.

3 – Cacau Show

A famosíssima rede de chocolates Cacau Show foi fundada na Páscoa de 1988. Na época, seu criador Alexandre Tadeu tinha apenas 17 anos e resolveu por iniciativa própria, passar a revender chocolates. Muito hábil para os negócios desde cedo, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Entretanto, ao chegar na fábrica recebeu a notícia de que não existia a menor chance de que fosse produzida toda aquela quantidade de produtos com o peso solicitado. Alexandre não aceitou perder aquela venda e focou esforços em produzir o pedido. Comprou a matéria-prima necessária e contratou uma senhora conhecida que fabricava chocolates caseiros para ajudá-lo. Três dias depois, entregaram a encomenda.

Com o lucro obtido, Alexandre criou a empresa principalmente por perceber que havia muito espaço a ser desbravado no ramo de chocolates artesanais. Se estabeleceu em uma pequena sala da empresa de seus pais em SP e mesmo com as dificuldades do início do negócio, afirma nunca ter solicitado empréstimos bancários.

A primeira loja foi aberta em 2001, mas a marca cresceu rapidamente. Em uma década, chegou a mil unidades, conquistou o Prêmio Melhor Franquia do Ano promovido pela Editora Globo em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e superou a empresa a norte-americana Rocky Mountain, tornando-se em 2008 a maior rede de lojas de chocolates finos do planeta. Hoje, possui cinco fábricas no Brasil, uma surpreendente produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano e 2 mil franquias distribuídas em território nacional.

Com o exemplo dessas empresas, aprendemos que o pilar principal para atingir o sucesso é a determinação. Mesmo enfrentando adversidades, falta de recursos, pouca experiência e até mesmo ausência de fé das pessoas ao redor, esses empreendedores acreditaram em seus sonhos e levaram seus pequenos negócios para patamares antes inimagináveis. 

Apesar de atuarem em diferentes ramos, essas três empresas se igualam em um tópico importantíssimo: todas buscam diariamente levar uma experiência diferenciada ao cliente. Seja com objetos para uso doméstico, aluguel de um veículo para uma viagem ou para presentear uma pessoa querida com doces deliciosos, elas deixaram seu nome na história por oferecerem soluções inovadoras, atendendo necessidades que muitas vezes as pessoas nem sabiam que tinham.

Para que sua pequena empresa obtenha sucesso assim como as que foram citadas nesse texto, é necessário se dedicar a organização e planejamento do negócio. Um plano de negócios pode ajudar muito seu empreendimento a dar seus próximos passos de maneira segura e assertiva, prevenindo falhas e impedindo que você e seus colaboradores fiquem estagnados. Clique aqui e confira um artigo com um passo a passo que irá te ensinar a desenhar um plano de negócios ideal para seu negócio.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Os acontecimentos mais importantes, em primeira mão.

    Inscrição realizada com sucesso.
    Fale conosco