pixel
Anuncie aqui

Afinal, o que é a Era da Informação?

Caracterizada pelo aumento da popularização da Internet e surgimento de novas formas de comunicação, a Era da Informação trouxe mudanças definitivas na cultura, no consumo e no nosso comportamento

Era da informação
Era da informação

Caracterizada pelo aumento da popularização da Internet e surgimento de novas formas de comunicação, a Era da Informação trouxe mudanças definitivas na cultura, no consumo e no nosso comportamento.

Você já parou para pensar o quão grande é a presença da tecnologia, principalmente da Internet na sua vida? Você acorda, coloca uma música para tocar no seu aplicativo de streaming, antes de sair para trabalhar olha o horário do próximo ônibus em um app de GPS, acessa suas redes sociais onde consegue se comunicar com pessoas do mundo inteiro, faz compras em negócios do outro lado do planeta apenas com alguns toques na tela do seu smartphone e tudo isso com pagamentos online, sem nem pensar em lidar com dinheiro em espécie. É por termos acesso a modernidades desse tipo que chamamos a época em que vivemos de Era da Informação. Porém, ela não começou agora.

A Era da Informação, também conhecida como Terceira Revolução Industrial, começou entre os anos 1950 e 1970. O marco de início dessa fase da humanidade se dá pela criação dos primeiros microprocessadores e computadores pessoais. Ela surge principalmente pelos novos interesses de um povo influenciado pelo fim da Segunda Guerra Mundial e começo da Guerra Fria. Nessa época, novos comportamentos surgiram, como um maior entusiasmo entre os jovens por frequentar universidades e pelo mercado, como uma maior frequência de publicações de livros, especialmente com o crescimento da alfabetização da sociedade.

A Internet foi criada em 1969 pelos militares americanos e foi o principal pilar da transição para a Era da Informação. Inicialmente pensada como um instrumento governamental, seus dois principais benefícios acabam sendo a otimização de comunicação e troca de informação e sua enorme capacidade de armazenamento de dados. Numa época em que informação é uma moeda de troca absolutamente valiosa, esse poder que a Internet oferece a torna algo cada vez mais indispensável. Imagine até hoje ter de lidar com guias de papel para conseguir fazer uma viagem de carro a um lugar desconhecido ou ter de recorrer a gigantescas enciclopédias para realizar uma pesquisa para um trabalho universitário!

Reinvindicações populares acabam sendo organizadas com mais facilidade graças ao advento da Internet. É justamente a Era da Informação que permitiu que se acontecesse a Primavera Árabe, uma onda de manifestações que ocorreram no Oriente Médio em 2011 contra a ditadura nos países árabes. Foi justamente em sites como Twitter, Facebook e Youtube que o ciberativismo se iniciou e estimulou a população a se revoltar contra o governo de seus países. Os protestos foram inflamados, organizados e sustentados por meio de comunidades nestas redes sociais, popularização de vídeos de manifestantes, postagens e troca de conhecimentos online. Foi a principal revolta popular do século XXI que foi organizada por meio da Internet.

A Era da Informação, como você pode perceber, causou impactos permanentes não só nos indivíduos em si, mas também em organizações públicas e privadas. Empresas de todos os segmentos acabam sendo atingidas pela renovação trazida constantemente pelas atualizações tecnológicas advindas desse período. Se hoje vivemos em um momento em que recebemos informação atrás de informação, isso acaba sendo uma oportunidade irresistível para negócios de todo tipo aumentarem o seu faturamento. Se você utiliza as principais redes sociais do mercado atualmente, sabe que a cada determinado número de postagens que você visualiza de seus amigos, familiares ou influencers do seu interesse, um anúncio de alguma empresa aparece na sua tela.

Através dos seus likes, perfis que você segue na sua conta e até mesmo pelo tempo que você dedica a observar uma foto ou vídeo em determinada mídia social, essa rede percebe quais são seus interesses para poder te enviar propagandas de produtos e serviços que supostamente irão atender as suas necessidades. Quem nunca pesquisou o preço de uma viagem e depois ficou 1 semana visualizando anúncios de agências de turismo ao assistir um vídeo no YouTube ou nos stories do Instagram?

Com maior acesso a informação, naturalmente a população aderiu a novos padrões de consumo. Você definitivamente não compra roupas da mesma maneira que seus pais há 30 anos atrás, não é mesmo? Hoje, podemos facilmente pesquisar a reputação de uma empresa, verificar as avaliações de cada tipo de produto e procurar por diversas opções antes de decidir fechar uma compra. Por isso, as marcas precisaram se reinventar e enxergar o seu relacionamento com seus clientes de uma nova perspectiva. O cliente não é mais apenas alguém que consome seus produtos, mas sim, alguém que precisa ser conquistado e mantido. Por isso, vem crescendo cada vez mais a necessidade do marketing digital, por meio do e-mail marketing e outras estratégias de aproximação entre empresa e público.

Além disso, na Era da Informação, o ranking das maiores empresas do mundo está cada vez mais sendo ocupados por empreendimentos que não oferecem necessariamente produtos físicos, mas sim, serviços online. Serviços esses, inclusive, muitas vezes oferecidos gratuitamente. O posto de quinta maior empresa do planeta é ocupado pelo Facebook, uma plataforma que não cobra absolutamente nenhuma taxa pelo seu uso e, por muito tempo, não rendeu nenhum faturamento aos seus sócios. Entretanto, hoje a rede social se tornou uma das maiores vitrines de publicidade que já vimos em toda a humanidade.

O site possui informações muito específicas de seus usuários e por isso, permite a anunciantes que atinjam o público que tanto desejam. Ou seja, o bem mais poderoso que se pode ter atualmente não é necessariamente um item físico de alto valor financeiro, mas sim dados. São eles que irão permitir que uma campanha publicitária seja bem executada e que um produto traga o lucro que seu criador deseja. Essa é uma das marcas mais características do que chamamos hoje de Era da Informação.

Quer ficar por dentro de mais informações sobre tecnologias inovadoras e que estão definitivamente traçando novos rumos para a economia, o marketing e o mundo corporativo no geral? Então acesse o blog do Banco 24 Horas para ler diversos artigos sobre temas como esse. Uma boa dica é o nosso artigo sobre a Internet das Coisas, onde explicamos sobre como essa tecnologia deve mudar de vez a realidade que está em nossa volta. Clique aqui e confira!

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Os acontecimentos mais importantes, em primeira mão.

    Inscrição realizada com sucesso.
    Fale conosco