9 filmes sobre propagandas para você assistir e aprender
Todos nós sabemos da importância de estar em constante aprendizado, não importa como. Já considerou aprender sobre o universo de vendas e propagandas através dos filmes?
Sim, é possível aprender muito com eles! Assistir filmes é uma das maneiras mais assertivas de reter informações, pois podemos assimilar as situações e relacionar com os conhecimentos de maneira prática.
E não faltam opções de filmes sobre propagandas e vendas no universo do cinema. Independentemente do gênero, seja comédia, drama, romance, suspense ou criminal, todos eles contemplam o tema.
Então, separamos aqui algumas dicas de filmes sobre propagandas e vendas para você aprender, se motivar e inspirar. Acompanhe.
9 filmes sobre propagandas para você aprender sobre a área
1) Air: A história por trás do logo (2023)
O filme é baseado na incrível história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro e do fundador da Nike, Phil Knight. A história acompanha a tentativa de ambos de tornar a Nike uma referência no mercado de basquete, posição até então que ela não ocupava.
A dupla então tenta fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan seja o porta-voz de seus produtos, ainda na década de 1980. O filme acompanha os esforços incansáveis dos dois membros da empresa para alcançar seus sonhos. E o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea ao lançarem uma das marcas mais conhecidas de todos os tempos: a Air Jordan.
2) À procura da felicidade (2006)
O filme conta a história de um pai de família, que está passando por problemas financeiros. Além de ser abandonado pela esposa, ele precisa cuidar do filho, de apenas 5 anos.
Para conseguir se estabilizar em um bom emprego, ele usa de suas habilidades como vendedor. Mesmo o filme e a trama sendo emocionantes, mostrando a importância da resiliência, é bacana prestar atenção nas estratégias e táticas de propaganda que ele usa.
3) Obrigado por fumar (2005)
A obra é uma sátira americana que apresenta um porta-voz de uma empresa de cigarros. Na trama, esse vendedor manipula as informações repassadas aos consumidores, com objetivo de atrair mais clientes e aumentar suas vendas.
Apesar do fumo ser algo prejudicial à saúde, é interessante ver como ele chama a atenção, devido a sua persuasão e inteligência ao conduzir suas estratégias de propaganda.
4) Os Estagiários (2013)
O filme conta a história de dois amigos que acabaram de ser demitidos de seus trabalhos e passam a enfrentar dificuldades para encontrar novas oportunidades.
No entanto, eles conseguem ser contratados como estagiários no Google. Mesmo sem entender nada de tecnologia, ambos encaram a jornada como uma experiência para adquirir mais confiança, se dedicando, com bom humor, resultando na efetivação de ambos. Todo esse processo é rico em aprendizagens, por isso, vale muito a pena conferir essa obra.
5) Steve Jobs: O Homem e a Máquina (2015)
É difícil falar sobre propaganda e vendas e não pensar em Steve Jobs, não é mesmo? O documentário retrata a vida do empresário e fundador da Apple, mostrando todo o processo até que ele se tornasse um dos maiores nomes da era digital. Qual é o legado que ele deixou para a publicidade, marketing e tecnologia? Vale a pena conferir.
6) Joy: O Nome do Sucesso (2015)
O filme “Joy: O Nome do Sucesso” conta a história de Joy Mangano. Ela é uma jovem vendedora, que entendeu o processo de saber a necessidade das pessoas, alinhando com suas próprias ideias, inventando um acessório de limpeza muito inovador para a época.
Além de entendermos a importância da mulher no mercado de trabalho e todas as dificuldades enfrentadas até o sucesso, podemos ver, na prática, como pode ser um processo de desenvolvimento de um produto, a partir de sua ideia inicial.
7) Fome de Poder (2016)
O filme retrata a história da rede de fast food Mcdonalds, conhecida no mundo todo. Durante o crescimento da marca, Ray Croc, um vendedor de Illinois, demonstra interesse pelo negócio, fundado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald.
Esses irmãos não imaginavam que poderiam chegar tão longe, diferente de Ray, que, a partir de diferentes trapaças e traições conseguiu ficar com grande parte da rede e a transformou na maior franquia do mundo. Este é um bom exemplo de aprendizado sobre vendas e propagandas, principalmente se considerarmos a grandiosidade que a organização alcançou.
8) Felicidade por um Fio (2018)
A obra conta a história de Violet Jones, uma publicitária que passa por alguns problemas em sua vida amorosa. Antes, sua vida era pautada exclusivamente em seu sucesso profissional e a imagem aos olhos dos outros. É aí que podemos aprender bastante sobre o universo da propaganda.
Contudo, a mesma passa a querer levar a vida de outra maneira, no momento em que passa a buscar autoconhecimento e mudanças, para atingir uma felicidade mais plena. Vale a pena conferir o filme.
9) Art & Copy (2009)
O último filme da lista aborda o mundo da publicidade de um ponto visto mais documental e educacional, mostrando o processo criativo de grandes nomes que revolucionaram o mercado da publicidade ao longo de várias décadas.
Passando por grandes cases como os lendários slogans "I Love NY" cujo intuito era promover o turismo na cidade de mesmo nome (o que se mostrou um enorme sucesso) e o "Just Do It" da Nike, o documentário é obrigatório para aqueles que pretendem ampliar seus horizontes criativos e aprender com os grandes mestres da área como criar campanhas que marcam uma geração.
O Mídia Banco24Horas pode apoiar sua estratégia de vendas!
E aí, gostou das recomendações de filmes sobre propagandas e vendas que separamos para você? O mais interessante é que a maioria deles possuem relatos inspiradores, de pessoas que se reinventaram.
Aliás, falando em propagandas, o Mídia Banco24Horas possui uma plataforma de mídia digital que conta com mais de 28.000 telas e está presente em cerca de 1.100 cidades do Brasil. É uma ótima alternativa para divulgar conteúdos e anúncios publicitários para alavancar suas vendas, de maneira mais assertiva.
Com uma alta audiência de um público que está sempre utilizando nossos caixas eletrônicos, oferecemos diversas opções de veiculações, que incluem a segmentação do público conforme suas características, além da possibilidade de mensurar dados sobre as propagandas, o que facilita a identificação de insights para melhorias e potencialização de resultados.