Cinco tendências para aperfeiçoar o Marketing de Conteúdo da sua empresa
A comunicação com os seus clientes não alcança engajamento? Conheça as tendências do Marketing de Conteúdo e veja a sua marca ganhar destaque em 2023
Cinco tendências para aperfeiçoar o Marketing de Conteúdo da sua empresa
Transmita informações de forma natural, espontânea e que conversem com os interesses do seu público
Com a correria do dia a dia, não paramos para dar a devida importância às informações que recebemos ou buscamos em diferentes plataformas. Da notícia que ouvimos na televisão ao artigo que escolhemos ler em um blog, existe um ponto em comum: a informação guia as nossas vidas.
Gerar conteúdo, na sua essência, é transmitir informações verídicas, de interesse do seu público e que tenham potencial para se tornarem conhecimento. Quando levado para o Marketing, o conteúdo não pode perder essa origem e ser ditado apenas pelo ponto de vista comercial. Isso porque a ideia é usá-lo para que as pessoas respeitem a sua marca, a tenham como referência e pensem, um dia, em serem clientes da sua empresa.
A arte de desenvolver estratégias de criação e divulgação de conteúdos que sejam relevantes a um público-alvo é o que chamamos de Marketing de Conteúdo. Ele prima por uma comunicação que não vai esquecer completamente a “venda” da sua marca, mas também não vai colocá-la em primeiro plano. O objetivo é transmitir conteúdos, de forma natural e espontânea, que conversem com os interesses do seu público. Ou seja, o Marketing de Conteúdo investe na conquista da credibilidade.
É por tudo isso que ele supera, hoje, as táticas tradicionais de marketing, ofertando uma maneira nova e empolgante de se conectar com clientes em potencial sem parecer excessivamente autopromocional.
Em resumo, seu principal objetivo é atrair, engajar e reter um público, fornecendo conteúdo consistente, valioso e relevante, projetado para resolver problemas, entreter e educar. Não é sobre o que a sua empresa faz, mas sobre o que os seus clientes precisam.
Diante de todas essas informações, compartilhamos algumas tendências em Marketing que podem ajudar a sua empresa na criação de conteúdos atrativos e de qualidade.
⦁ Crie conteúdos autênticos
Autenticidade e verdade são dois tópicos comuns que os clientes esperam da sua marca. Trabalhe sempre com a pauta da sinceridade, buscando um relacionamento mais profundo e completo com a sua audiência. Para tanto, concentre-se em gerar experiências personalizadas.
Enquanto o “marketing puro” intenciona produzir experiências online imersivas e interativas que impressionarão a qualquer um, a sua estratégia de conteúdo precisa estar voltada para os valores de seus clientes.
⦁ Diversidade e inclusão
Os clientes querem consumir conteúdo diversificado e inclusivo. “Trocando em miúdos”, não é mais aceitável manter uma frequência de publicações que não representem a diversidade da sociedade e estimulem preconceitos estruturais arraigados.
Garanta que o seu cliente possa se ver como um membro presente nas comunicações da sua empresa. Inúmeras pesquisas mostram que as pessoas estão muito mais propensas a comprar com assiduidade de marcas comprometidas com a diversidade e inclusão.
Muito além dessa atitude possibilitar a ampliação das vendas, ela tem o poder de gerar humanidade.
⦁ Atenção à pesquisa por voz
Com a popularização da pesquisa por voz, seu conteúdo deve ser otimizado para a forma que as pessoas falam. Ou seja, escreva com linguagem natural e utilize termos coloquiais.
Essa otimização para pesquisa por voz pode melhorar o seu resultado em SEO e aumentar o envolvimento do público. Isso ainda permitirá que os dispositivos com inteligência artificial encontrem e retransmitam com precisão respostas para buscas por voz baseadas também em localização.
⦁ Olhe para o entretenimento
Incorporar as tendências de entretenimento e da cultura pop em sua estratégia de Marketing de Conteúdo é sempre um grande desafio. Afinal, será que conectar esse tipo de conteúdo com a sua marca faz sentido?
Para responder essa pergunta, é preciso entender melhor o seu público. Caso ele esteja aberto e goste desse tipo de comunicação, suas chances de ganhar tráfego e humanizar a empresa serão grandes. O segredo aqui é não “pesar a mão” e nem “forçar a barra”!
Quando você compreender que o seu público segue de fato esse tipo de conteúdo e dá preferência para ele, o incorpore nas estratégias. Você pode, por exemplo, criar uma editoria de redes sociais focada em trazer referências conhecidas do público para conectar com os assuntos relacionados à sua empresa.
Lembre-se: não adianta fazer algo que a sua audiência não vai consumir. Nesse caso, olhe para que tipo de entretenimento o seu público busca e o adicione da mesma forma na sua estratégia.
⦁ Use conteúdo interativo
Com o tsunami de informações da atualidade, é muito provável que o seu público preste mais atenção em conteúdos interativos e que proporcionem uma verdadeira imersão.
Os profissionais de marketing tendem a apresentar conteúdos em formatos estáticos, como PDFs e Infográficos, por exemplo. Só que eles nunca terão a performance tão positiva que um conteúdo interativo consegue gerar.
Mas, como produzir esse tipo de conteúdo? Desenvolver micro sites ou páginas HTML, como Landing Pages, é uma excelente maneira de proporcionar uma experiência interativa e fora do padrão.
Vale ressaltar que o marketing citado anteriormente não é a única forma de crescer a sua empresa, o marketing off-line também está muito presente e impacta a publicidade empresarial positivamente .
E aí gostou desse artigo? Não deixe de conferir também algumas dicas sobre outros tipos de marketing como o pago com a matéria: Mídia paga: um passo a passo sobre como anunciar sua empresa.