pixel
Anuncie aqui

10 termos de marketing que todo empreendedor precisa conhecer

Conheça quais termos você precisa conhecer para elaborar estratégias assertivas de marketing para seu negócio.

10 termos de marketing que todo empreendedor precisa conhecer

Empreender no Brasil nunca foi uma tarefa fácil. Desde os requisitos legais, preparação para abertura e operação até as estratégias de divulgação, tudo isso conta com uma série de conhecimentos necessários para que os empreendedores obtenham sucesso.

Em muitas frentes do negócio, será necessária a contratação de profissionais especializados para atuar como fornecedores ou parceiros de seu negócio. Mas, para isso, é preciso que a empresa tenha uma estrutura que comporte esses investimentos.

Especificamente na área de marketing, existem diversos profissionais que podem auxiliar o negócio a crescer, obter êxito e atrair clientes. Desde um bom designer para os anúncios criativos, profissionais de planejamento estratégico, divulgação, social media e um bom desenvolvedor de site, todos eles são essenciais para a construção de estruturas que vão profissionalizar sua marca.

Mesmo contando com uma equipe, um bom empreendedor precisa conhecer sobre marketing, estar atualizado com as principais tendências e possibilidades de negócio que ele pode gerar.

A importância do marketing para os empreendedores

Investimentos em marketing vêm crescendo ano a ano e ganhando maior expressão nos orçamentos das empresas de todos os segmentos. Isso porque a importância de divulgar a marca, se torna cada vez maior em um cenário altamente competitivo como o que estamos vivenciando hoje, sobretudo com o aumento de e-commerces, modelo que ganhou ampla representatividade nos últimos anos devido a pandemia.

Mas não são apenas empresas de grande porte que precisam se preocupar em manter a imagem, reputação de marca e traçar estratégicas de marketing e de divulgação através da publicidade.

Afinal, já diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Isso é ainda mais relevante para o empreendedor se o seu comércio é um pequeno empreendimento ou possui cobertura localizada regionalmente.

Tornar a sua marca/negócio conhecido é o ponto chave para atrair novos clientes e crescer em resultados. Por isso, hoje trouxemos alguns termos que estão “na boca do povo” e vão te ajudar a navegar por esse universo.

10 termos do marketing que você precisa saber

Para você mergulhar no mundo do marketing, trazemos a lista dos onze termos mais utilizados no marketing que vão te ajudar na hora de entender artigos, traçar estratégias ou até mesmo discutir com profissionais da área sobre o melhor caminho para sua marca ou empresa.

1. Budget

Orçamento. Sim, muitos termos são falados e escritos em inglês, mas poderiam facilmente serem usados em sua forma no português, como o caso do budget, que pode ser traduzido como orçamento ou verba. O termo nada mais é do que o valor que você tem para gastar com o marketing em geral ou com alguma ação específica a qual esteja se referindo.

2. Target

Público-alvo. Claramente mais um termo cuja tradução dispensaria seu uso em inglês. Mas independente da forma como ele se apresenta, aqui está um ponto ao qual você precisa dedicar bastante atenção. Afinal, é quase impossível uma marca ou empresa conseguir falar e vender para todos os públicos de todas as classes, idades e estilos.

É preciso saber quem é seu público. Esse tópico deve estar no planejamento, para que suas estratégias, produtos e serviços façam sentido para quem você está tentando vender. Por exemplo: dificilmente você irá vender um curso preparatório para a OAB usando linguagem, termos e elementos infantis em sua comunicação, pois eles não refletem a seriedade e confiança que o tema requer para esse público.

Se você já é empreendedor e ainda não sabe quem é seu público, é possível realizar uma pesquisa, que pode ser on-line, por e-mail, presencial, ou até mesmo, de forma mais simples, conversando com os consumidores de seu estabelecimento. Mas atenção, é preciso que a pesquisa seja feita com uma base de pessoas que reflita um percentual significativo, garantindo assim uma amostra real do perfil de sua clientela.

3. ROI

Termo abreviado, também em inglês que representa Return Over Investment, em tradução, retorno sobre investimento, e indica quanto determinada iniciativa ou ação está trazendo de resultado, gerando indicadores que apontam assertividade ou não no que foi realizado. Por exemplo, se você investiu um total de R$400,00 em anúncios patrocinados na internet, e isso gerou R$1.000 em vendas, o seu ROI foi de R$600,00 (lucro menos o valor investido).

4. Brand ou Branding

Brand significa marca. Mas é preciso lembrar que quando nos referimos a uma marca, não estamos falando apenas sobre o logo ou características visuais, mas sim tudo que a compõe, o branding. Toda marca precisa ter uma essência, valores e propósito.

É preciso que ela seja construída para que se posicione no mercado e fale com seu público-alvo de forma assertiva, gerando assim conexão e fidelização de seus consumidores. O termo brand conta ainda com diversas derivações como brand persona, que seria a humanização de como a marca é vista, branded content, que significa conteúdo de marca e várias outras expressões ligadas ao termo.

5. Persona

Persona é um personagem criado para representar o público ideal da sua marca. Através da persona é possível definir estilos, comportamentos e dados demográficos do seu consumidor, possibilitando assim estratégias assertivas para seu negócio.

Toda marca pode ter mais de uma persona, mas é preciso identificar qual seria a principal para cada campanha de marketing, para que seus esforços sejam centralizados nesse perfil. Todo empreendedor precisa saber o comportamento, desejos e características de seu público, pois isso irá possibilitar a criação de ofertas e comunicação direcionada.

6. Lead

Um lead é um cadastro de um cliente em potencial de compra para seu negócio. Todo empreendedor busca por leads, e para isso existem diversas estratégias para obtê-los, como realização de eventos, cadastros via site, pesquisas, promoções, e outras formas que levem a pessoa a preencher um formulário, que pode ser simples ou complexo, e a partir disso gerar dados para que você conheça seu perfil e ele possa passar a fazer parte da sua base de contatos para receber ofertas e promoções. Isso sem esquecer da LGPD, que garante a proteção do uso de dados.

7. Métricas

As métricas são dados essenciais para o acompanhamento dos resultados das estratégias. O termo é muito usado no marketing digital, para medir a efetividade de campanhas, como acessos ao site, cliques, engajamento, visualizações de conteúdos e etc. Mas elas podem ser aplicadas para diversos pontos que você precise medir e mensurar em sua empresa.

8. Tráfego orgânico e tráfego pago

O tráfego diz respeito aos acessos em seu site, indicador fundamental para quem possui loja virtual, mostrando o número de pessoas que estão entrando em seu site. O tráfego orgânico está relacionado a quem acessou seu site diretamente ou através do Google ou outro buscador, porém dificilmente seu site será mostrado nos resultados do buscador se você não fizer o tráfego pago, que é o investimento em palavras-chave do seu segmento que farão com que seu site (entre outros fatores) alcance melhores posições nos resultados de busca.

9. Funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia amplamente utilizada no marketing para alavancar resultados e converter potenciais clientes. Nessa estratégia, dividida em fases, os consumidores precisam ser “filtrados”, como em um desenho de funil, onde seu bocal capta os clientes em massa, como por exemplo a captação de cadastros em um evento.

Após isso, são criadas estratégias para que o cliente vá conhecendo a marca e indo para as etapas mais abaixo do funil, até chegar na parte mais estreita, na qual ele terá mais chance de se tornar um comprador, uma vez que nas etapas anteriores, ele conheceu a marca, o produto, considerou e avaliou a compra e depois está sendo impulsionado a efetivar a aquisição do produto ou serviço.

10. Mídia DOOH

Para o empreendedor que busca crescer de forma regional ou nacional, a mídia DOOH (Digital Out Of Home), é uma estratégia assertiva para atingir o consumidor em momentos e locais estratégicos. Esse tipo de mídia se trata de telas digitais que veiculam propagandas gerando alto impacto sobre o público, e podem ser encontradas em terminais urbanos, supermercados, shoppings e farmácias, entre outros.

Se você chegou até aqui, com certeza agora está mais preparado para aprimorar o marketing de sua empresa. Se você quer divulgar sua marca e impactar milhares de pessoas em seu bairro, cidade ou estado, conte com o Mídia Banco24Horas, a Mídia DOOH que coloca sua marca em destaque na jornada do consumidor. Saiba como anunciar aqui.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Os acontecimentos mais importantes, em primeira mão.

    Inscrição realizada com sucesso.
    Fale conosco